Internacional Titulo
Basílica de Sao Pedro receberá nova iluminaçao
Do Diário do Grande ABC
23/11/1999 | 15:09
Compartilhar notícia


A basílica de Sao Pedro no Vaticano será iluminada a partir de 17 de dezembro de maneira espetacular, anunciou esta terça-feira o cardeal Virgílio Noé, responsável do templo, cuja fachada acaba de ser restaurada e limpa.

Falando à imprensa, o cardeal confirmou a solidez do maior templo da cristandade, desenhado por Michelângelo, cuja estabilidade foi posta em dúvida por um diário italiano depois da descoberta de algumas rachaduras na edificaçao.

A fachada será iluminada por 480 holofotes com uma intensidade que pode variar segundo as circunstâncias.

A iluminaçao, financiada em parte pelos fundos extraordinários concedidos pelo Estado italiano para o Jubileu, custará US$ 1,32 milhao à firma de eletricidade ACEA, privatizada em 1998.

A ACEA tem um crédito com a Santa Sé de cerca de US$ 22 milhoes pelo serviço de água e esgoto que presta gratuitamente ao Vaticano desde 1929, ano da criaçao do estado pontifício moderno.

O Vaticano diz que depois da assinatura dos Acordos de Latrao, em 1929, nao precisa pagar impostos à Itália. ``O assunto vai ser regulamentado oficialmente, em breve, entre a Itália e a Santa Sé', afirmou o presidente da ACEA, Fulvio Vento, no final do encontro com a imprensa.

Durante uma cerimônia prevista para a noite de 17 de dezembro, o Papa pessoalmente apertará o botao para ligar o novo sistema de iluminaçao da basílica.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;