Política Titulo
GCM assume Segurança de Mauá
Sérgio Vieira
Do Diário do Grande ABC
18/03/2007 | 19:52
Compartilhar notícia


O subcomandante da Guarda Civil Municipal de Mauá, Reginaldo Sanches Dalóia, assume nesta segunda-feira o cargo de secretário de Cidadania e Segurança Comunitária da Prefeitura. A posse está marcada para as 11h, no gabinete do prefeito Leonel Damo (PV).

Dalóia ocupa a vaga deixada por Lourival Lolô Rodrigues Fargiani (PSDB), que herdou a cadeira, na Câmara, da ex-vereadora Vanessa Damo (PV, atual deputada estadual). O tucano toma posse no Legislativo durante a sessão de terça.

Eleito em cinco mandatos consecutivos, Lolô ficou com a primeira suplência da coligação em 2004, com 2779 votos. “Para mim, foi um choque não ter sido eleito. Mas o prefeito Leonel Damo me convidou para a Secretaria e eu aceitei este desafio. Foi uma experiência nova.”

Entre os avanços alcançados na Pasta durante sua gestão, Lolô cita conquistas para a Guarda Civil Municipal. “Trabalhamos muito a questão da motivação do guarda. Quando chegamos aqui, a maioria estava desmotivada. Na ativa, tinham apenas 180. Hoje são mais de 220. O efetivo total da Guarda Municipal é de 272 homens.”

Ele segue nas ações: “Também implementamos a Polícia Comunitária, que trouxe uma aproximação maior com a população de Mauá. Isso só foi possível graças à integração com a Polícia Militar.” Lolô conta que também investiu na qualificação desses profissionais. “Hoje existe um trabalho de humanização e um sentimento de amizade entre os guardas.”

Mesmo se dizendo grato a Damo, Lolô afirma que apesar de engrossar o bloco governista, será um vereador independente. “Os poderes são autônomos. A gente vai cobrar do prefeito quando houver ações prioritárias. Quero contribuir com a minha experiência como vereador para ajudar o governo de Mauá.”

O tucano prometeu trabalhar para acabar com os atritos dentro da própria base aliada de Damo no Legislativo, que freqüentemente tem causado dor de cabeça ao chefe do Executivo. “Temos de nos unir em direção ao desenvolvimento e largar mão de picuinhas e brigas. É necessário somar e não dividir neste momento.”

Apesar de satisfeito por retornar à Câmara, Lolô admite estar próximo da aposentadoria política. "Para vereador, será muito difícil eu me candidatar no ano que vem. Já no Executivo, mais difícil ainda. Chegou a hora de passar o bastão para outras lideranças", justificou o parlamentar tucano. “O quadro político hoje está muito complicado.”

Diferentemente das outras modificações no primeiro escalão desde outubro - após a entrada do secretário de Governo Francisco Carneiro, o Chiquinho do Zaíra (PSB) -, a troca da vez na Prefeitura é considerada técnica. Leonel Damo já havia revelado intenção de não realizar mais mudanças em seu primeiro escalão até o início do período eleitoral, no ano que vem.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;