Política Titulo
AMB vai entrar no Supremo contra subteto para desembargadores
Do Diário OnLine
Com Agência Brasil
31/01/2007 | 19:02
Compartilhar notícia


A limitação do salário dos desembargadores nos estados a 90,25% do salário dos ministros do STF (Supremo Tribunal Federal), mantida nesta quarta-feira pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça), provocou reação entre os magistrados. O presidente da AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros), Rodrigo Collaço, anunciou que a entidade pretende recorrer ao STF contra a decisão do Conselho.

Ele entende que o sub-teto nos estados representa discriminação entre os desembargadores que atuam nos tribunais estaduais e regionais federais. “Com essa decisão, um desembargador da Justiça estadual vai ganhar menos que um colega que trabalha em um TRF (Tribunal Regional Federal). Isso vai contra a Constituição, que estabelece isonomia para os juizes de todo o território nacional”.

O presidente da AMB admitiu que o salário de R$ 22.115 fixado pelo CNJ é bastante superior à média dos salários dos trabalhadores no país. No entanto, afirmou que essa diferença salarial não está em discussão. “Como podemos tratar desigualmente os iguais. A própria Constituição nos assegura (magistrados) equivalência salarial”.

Em relação à decisão do Supremo que fixou por unanimidade, em dezembro, o sub-teto de R$ 22 mil para o Ministério Público dos estados, Collaço disse que são assuntos diferentes. “A Justiça é regida somente por uma lei orgânica, enquanto o MP tem legislação diferenciada em cada Estado”, explicou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;