Economia Titulo
Custo da construção civil fica mais alto em abril
Soraia Abreu Pedrozo
Do Diário do Grande ABC
05/05/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


O custo da construção civil no Estado de São Paulo subiu 0,17% em abril. A alta foi puxada pelo preço dos materiais de construção, que se elevaram em 0,37% no mês, apesar da desoneração do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), prorrogada até dezembro.

O CUB (Custo Unitário Básico), como é conhecido, é o índice oficial que reflete a variação dos custos do setor para utilização nos reajustes dos contratos da construção civil paulista. Ele é calculado pelo SindusCon-SP (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo) em parceria com a FGV (Fundação Getulio Vargas).

Segundo o diretor de economia do SindusCon-SP, Eduardo Zaidan, isso acontece devido à demanda, que segue aquecida por conta da retomada da economia, e faz com que as construtoras deem andamento aos lançamentos que foram segurados no período da crise.

"A redução do pagamento de impostos não baixa os preços dos materiais de construção no atacado. As margens são muito pequenas. A desoneração do IPI tem impacto maior no varejo", explica Zaidan.

SALÁRIOS - Os custos com mão de obra e com os salários, por outro lado, seguiram sem oscilação. O diretor do SindusCon-SP afirma que dificilmente há aumento nos rendimentos às vésperas do pagamento do dissídio, que ocorre em maio, por isso o valor não se altera.

"O CUB deverá continuar aumentando se o mercado continuar aquecido. Porém. espera-se que haja muita irresponsabilidade por parte dos construtores que, ao combinarem os aumentos dos preços, podem sair de uma realidade de mercado e ir contra a lei. A sociedade tem de ficar vigilante", alerta.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;