Nacional Titulo
Brasil pede que OMS crie banco de dados para remédios
Do Diário do Grande ABC
18/05/2000 | 10:45
Compartilhar notícia


O Brasil pediu à Organizaçao Mundial de Saúde que crie um banco mundial de dados sobre os preços dos medicamentos, enquanto os membros desse órgao das Naçoes Unidas debatem a maneira de intensificar a luta contra a Aids.

Em uma reuniao da assembléia anual da OMS, o ministro da Saúde do Brasil, José Serra, sugeriu que se estabeleça um banco de dados computadorizados com informaçoes sobre os preços dos remédios essenciais. O apelo foi reforçado pelo México, Uganda e Africa do Sul, mas teve uma recepçao fria por parte dos membros da OMS.

O assessor Michal Schultz disse que manter um banco de dados, em vez de controlar os preços a nível local, poderia desfalcar os recursos da Organizaçao. ``Os preços variam a cada semana, e supervisioná-los a nível mundial parece uma tarefa hercúlea, para a qual a OMS nao está preparada``, afirmou Schultz.

Na semana passada, cinco grandes companhias farmacêuticas anunciaram o compromisso de reduzir o custo dos medicamentos para os governos de países em desenvolvimento.

Os especialistas em saúde reclamavam que o preço dos remédios patenteados para o tratamento da Aids era muito elevado, o que prejudicava os pacientes dos países em desenvolvimento. O Brasil e a Africa do Sul estao entre os países que defendem a produçao local dos medicamentos, como forma de reduzir os preços.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;