Esportes Titulo
‘Central de boatos’ põe até Hakkinen na Williams
Flavio Gomes
De Nürburgring, para o Diário
27/05/2004 | 23:12
Compartilhar notícia


O que não faz uma estiagem de grandes pilotos... Sem saber ao certo quem vai guiar seus carros em 2005, a Williams partiu para a esculhambação. E vem alimentando a fábrica de boatos da Fórmula 1 com picardia. O mais recente nome incluído na lista de eventuais substitutos de Montoya e Ralf Schumacher é Mika Hakkinen.

Aos 35 anos, o finlandês está afastado da categoria desde o final de 2001. Depois de conquistar dois títulos pela McLaren, em 1998 e 1999, Mika decidiu parar ao perceber que a Ferrari tinha pegado no breu. Parou, e parou de vez. No ano passado, apareceu em Mônaco gordo e com cara de aposentado. Consta que, como dizia aquela música, “cheirando álcool e fumando sem parar”.

Ocorre que Hakkinen emagreceu e está correndo. Fez a Mille Miglia de carros históricos há algumas semanas na Itália e, neste domingo, disputa na Finlândia uma prova a bordo de um Porsche. À imprensa de seu país, disse que não tem intenção nenhuma de testar carro de F-1 agora, e que os rumores são “sem sentido”.

Mas a Williams, de fato, considera Mika uma opção, assim como Jacques Villeneuve, outro aposentado, ao menos temporariamente. A última da “rádio paddock”, como é chamada a central de especulações da F-1 que ninguém sabe onde fica, “confirma” um teste de Jacques depois do GP da Europa, em Monza. Ele já teria feito o molde do banco.

A notícia de que Hakkinen teria sido contatado pela Williams explodiu nesta quinta na imprensa alemã, que trata a equipe apenas como “BMW”, e daí seu interesse por tudo que se passa no time – da mesma forma, a McLaren é chamada pelos tedescos apenas de “Mercedes”. E tem fundamento. Ele recebeu um convite para testar.

O jornal inglês The Sun, outro pródigo em transformar boatos em fatos, garante que Mika vai aceitar porque seu filho Hugo entra na escola em setembro “e ele não terá o que fazer com seus dias vazios”. Chega a ser engraçado, como engraçada é a incerteza da Williams para preencher seus lugares vazios.

A possível volta de Mika foi recebida de forma reticente em Nürburgring, na Alemanha, onde nesta sexta começam os treinos para o GP da Europa, sétima etapa do Mundial. “Estando longe há tanto tempo, é difícil voltar. Ele tem um talento natural, e muita gente, eu inclusive, ficaria feliz de vê-lo por aqui. Mika sempre foi um grande adversário”, disse Michael Schumacher.

O alemão também acha que Villeneuve faria bem à F-1 se voltasse. “É um grande nome. E não tenho problema nenhum com ele. Nos encontramos na festa de domingo em Mônaco, conversamos um pouco e o ambiente entre nós foi tranqüilo e relaxado.”

Montoya, que deixa a Williams no ano que vem, acha que Hakkinen pode voltar a ser competitivo se fizer muitos testes. “O que você sabe fazer, não se esquece. É só treinar que ele será rápido de novo.” O colombiano aproveitou para desmentir boatos surgidos na semana passada em Mônaco, sobre uma possível rescisão com a McLaren para correr na BAR. “Estou 100% comprometido com a McLaren. É lá que vou correr no ano que vem.”




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;