Internacional Titulo
Cidade maia tinha estrutura semelhante a de cidades modernas
Das Agências
20/12/2000 | 12:14
Compartilhar notícia


Caracol, uma das maiores cidades da civilizaçao maia, tinha uma estrutura comparável a das cidades modernas, com um núcleo central e vários subúrbios, revelaram escavaçoes feitas este ano por dois professores americanos.

O sítio de Caracol, localizado em Belize, é objeto de estudo há 16 anos dos professores Arlen F. Chase e Diane Z. Chase, da Universidade Central da Florida, em Orlando.

As conclusoes, reveladas pelos dois professores em um recente congresso de antropólogos em Valladolid (Espanha), mostram que o assentamento de Caracol, que chegou a ter 140 mil habitantes no século VII, 'nao foi planejado' urbanisticamente, mas chegou a ter uma estrutura parecida com a das cidades atuais.

'Há muitas semelhanças entre os exemplos de urbanismo moderno e os de urbanismo antigo maia, pelo menos em Caracol', afirma o casal Chase em seu relatório. Em entrevista por telefone, Diane explicou que o coraçao de Caracol, de 1 km por 0,5 km de superfície, abriga os principais grupos arquitetônicos, os palácios e a praça maior.

Mais distante, em um primeiro anel a 3 km do centro, as escavaçoes feitas mostram que há restos de 'construçoes pobres', que podem assemelhar-se às zonas industriais e populosas que rodeiam as cidades modernas. 'Sao casas modestas, áreas de indivíduos de baixo poder aquisitivo, que moravam em localidades adjacentes ao Centro' do assentamento.

Em outro anel, mais distante do núcleo urbano, há restos de residências do tipo 'misto', onde viviam 'grupos de classe média', equivalentes às áreas mais residenciais das cidades atuais. 'A suburbanizaçao da sociedade moderna já se vê refletida na estrutura de Caracol', opina a arqueóloga.

De acordo com especialistas, a descoberta dos Chase questiona a idéia de que a sociedade maia esteve claramente dividida entre soberanos e nobres, de um lado, e pobres camponeses, do outro.

'Durante os 100 primeiros anos de estudos arqueológicos sobre os maias, nos concentramos no Centro das cidades', explica outro especialista, Joyce Markus, da Universidade de Michigan, em declaraçoes publicadas ontem no The New York Times. 'Agora, estamos começando a explorar as periferias e estamos literalmente com uma nova fronteira', acrescentou.

De acordo com o relatório dos Chase, o sítio de Caracol está 'integrado por um amplo sistema de caminhos', o que dá uma idéia de inter-relaçao econômica entre o Centro da cidade e seus 'subúrbios'.

Para os arqueólogos, existem provas de que o sítio de Caracol foi habitado a partir de 600 a.C. até o ano 1050 da era moderna, ainda que o auge da cidade, quando esta chegou à sua populaçao máxima, tenha sido entre os anos 560 e 680.

A civilizaçao maia habitou o Sul do México, a maior parte da Guatemala e áreas de El Salvador, Belize e Honduras.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;