Internacional Titulo
Peru convoca eleições gerais para abril
Da AFP
08/12/2005 | 14:04
Compartilhar notícia


O governo peruano convocou nesta quinta-feira eleições gerais - presidenciais e legislativas - para 9 de abril de 2006, segundo um decreto publicado no diário oficial.

A convocação inclui pela primeira vez a eleição direta dos representantes peruanos no Parlamento Andino. Segundo a norma, haverá um segundo turno presidencial no dia 7 de maio entre os dois candidatos que obtiverem o maior número de votos, "caso nenhum deles consiga mais da metade dos votos válidos".

O decreto foi promulgado dois dias antes de vencer o prazo legal para que o presidente Alejandro Toledo convocasse eleições. A data anunciada não foi surpresa para ninguém, uma vez que as eleições peruanas acontecem no segundo domingo de abril.

O prazo de inscrição dos candidatos no Júri Eleitoral termina em 9 de janeiro. Até agora, há pelo menos seis candidatos a substituir Toledo, cujo mandato de cinco anos, sem possibilidade de reeleição, termina em 28 de julho de 2006.

Segundo as pesquisas de opinião, a candidata da aliança de direita Unidade Nacional, Lourdes Flores, lidera o pelotão, com cerca de 30% das intenções de voto.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;