Esportes Titulo
São Bernardo e Mauaense doam sangue
Thiago Silva
Do Diário do Grande ABC
08/07/2011 | 07:40
Compartilhar notícia


Os jogadores, comissão técnica e dirigentes do São Bernardo Futebol Clube e Grêmio Mauaense participaram ontem da ação ‘Ajude o Próximo', promovida pelo Tigre, ao doarem sangue no Núcleo Hermocentro Regional de São Bernardo, que contou com a parceria da Prefeitura e da Colsan (Associação Beneficente de Coleta de Sangue). A campanha teve também a presença do prefeito Luiz Marinho (PT).

"É ótimo e todos estão de parabéns. É o mínimo que podemos fazer, além de ter a chance de salvar uma vida com nosso sangue", afirmou o volante Zé Forte, que doou pela primeira vez. "Eu vou entrar no time de doadores."

Segundo o prefeito, o gesto precisa ocorrer periodicamente. "O importante é que a população torne a doação de sangue um hábito, não deixando para participar apenas em casos de emergência, quando algum familiar ou conhecido necessita", alertou Marinho.

O presidente do São Bernardo, Luiz Fernando Teixeira, revelou que todos os jogadores de ambos os clubes foram obrigados a comparecer, mas nem todos doaram. "É sempre bom lembrar que existem casos em que não acontece a doação, como quem teve hepatite C ou fez tatuagem há pouco tempo", recordou. O doador também não pode ter risco acrescido para doenças transmissíveis pelo sangue (usuário de drogas injetáveis e inalatórias, prática de sexo não seguro e vários parceiros sexuais ou ser parceiro sexual de portadores de Aids ou hepatite) e ter peso acima dos 50 quilos.

Mas existem outros impedimentos. O atacante Raul, por exemplo, não participou porque teria medo de sangue e de agulha. O jogador negou, mas foi lacônico ao explicar o motivo da ausência. "Eu sempre doei, mas hoje (ontem) preferi não participar", despistou. "Eu prometo que vou doar da próxima vez. Não tem nada que impeça", garantiu.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;