Automóveis Titulo Comparativo
Esportividade é
o foco de médios

Com design arrojado e boa lista de equipamentos, 308 e Bravo
custam mais de R$ 60 mil; confira aqui quem levou a melhor

Sueli Osório
Do Diário do Grande ABC
18/04/2012 | 07:00
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Estilosos, com boa lista de equipamentos de série e bom desempenho, esses hatches médios chamam atenção pelas ruas e são prazerosos de guiar. O senão fica por conta do precinho bem salgado! Avaliado na versão topo de linha, Feline, o recém-chegado Peugeot 308 não sai por menos de R$ 70.990. Já o Fiat Bravo, lançado no fim de 2010, custa R$ 66.830 na versão Absolute Dualogic.

Fabricado na unidade de El Palomar, em Buenos Aires, Argentina, o Peugeot conta nesta versão com o motor 2.0 16V Flex que entrega até 151 cv de potência a 6.000 rpm e 22 mkgf de torque a 4.000 giros quando abastecido com etanol. O câmbio é o automático sequencial de quatro velocidades AT8, que estreou no 408. O hatch proporciona boas saídas e retomadas, assim como boa visibilidade e posição de dirigir. A estabilidade também agrada e sua suspensão é mais firme que a do rival da Fiat.

O Bravo, por sua vez, tem sob o capô o motor 1.8 16V Flex que gera até 132 cv a 5.250 rpm e 18,9 mkgf a 4.500 giros com o combustível de origem vegetal. O câmbio é automatizado de cinco velocidades com opção de trocas por meio de aletas no volante.

O Bravo também é um carro agradável de dirigir, mas com menos torque e potência que o concorrente, invariavelmente é menos ágil nas saídas e retomadas. Quem está acostumado com o conforto de um câmbio automático pode também estranhar o funcionamento do automatizado, já que é possível sentir as trocas de marchas.

A posição de dirigir, visibilidade e estabilidade também são boas. E para quem gosta de suspensão mais macia, a do Bravo filtra melhor as irregularidades do solo para a cabine.

EQUIPAMENTOS

Ao falar de equipamentos, ambos saem de fábrica com air bags - frontais no Bravo e frontais, laterais e de cortina no 308 -, freios ABS, ar-condicionado digital de duas zonas, CD player com comandos no volante, computador de bordo, faróis de neblina, rodas de liga leve de 17 polegadas, sensor de estacionamento traseiro e trio elétrico.

O Peugeot tem ainda controles de estabilidade e de tração, bancos de couro, teto panorâmico de vidro e luzes diurnas de LED. Enquanto o 308 conta com direção eletro-hidráulica, a do Bravo é elétrica dual drive, que facilita bastante as manobras.

Veredicto

Com mais torque, potência e itens de série, o 308 é a melhor compra. O Bravo também tem seus méritos, mas se for equipado com teto solar e bancos de couro, o preço salta para R$ 73.664.




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