Cultura & Lazer Titulo
Programa da 27ª Bienal recebe Laura Almárcegui
Gislaine Gutierre
Do Diário do Grande ABC
27/04/2006 | 09:43
Compartilhar notícia


Dos seis artistas estrangeiros que virão a São Paulo dentro do programa de residência artística Faap da 27ª Bienal de São Paulo, Laura Almárcegui é a primeira a desembarcar. Incumbida, assim como os outros estrangeiros convidados, de criar obras a partir da experiência vivida no país, ela comanda nesta sexta-feira, às 12h, na Faap, seu primeiro e único encontro com o público nos três meses em que permanecerá na cidade. No total, dez artistas participam do programa, com residências em São Paulo, Recife e Rio Branco. A Bienal, que este ano tem como tema Como Viver Junto, será realizada de 7 de outubro a 17 de dezembro.

Natural de Zaragoza, essa espanhola de 30 anos pisa em território brasileiro pela primeira vez e afirma estar bastante animada com o fato de ter de começar do zero para criar com base nas suas impressões.

À artista, parece que não faltará terreno fértil. Sua idéia é promover experiências sobre o escambo e a linguagem praticada pela população nas ruas e nos pontos de encontro existentes em estações ferroviárias, metroviárias, portos e aeroportos.

Laura se hospedará nos próximos três meses na Casa Lutetia, um prédio dos anos 20 projetado por Ramos de Azevedo, totalmente restaurado e com design interno dos apartamentos assinado por Pedro Mendes da Rocha. Fica na Praça do Patriarca, no centro da cidade.

Mas antes mesmo de pôr a mão na massa, ela quer expor suas idéias e dialogar com o público, sobretudo professores e estudantes de arquitetura, artes plásticas, design e cinema. Ainda assim, não há qualquer pré-requisito para integrar a platéia. Serão discutidas e apresentadas possibilidades de trocas, intercâmbio e participação no processo de pesquisa, produção e montagem dos trabalhos.

A residente formou-se em artes visuais na Faculdade Cuenca e aperfeiçoou-se em ateliês e instituições na Europa. Atualmente desenvolve trabalhos em fotografia e vive em Roterdã, na Holanda. Entre as mostras das quais participou estão a Armory Show e a PS1 Contemporary Art Show, nos Estados Unidos.

Os próximos artistas a fazerem residência na capital paulista são o peruano Armando Andrade, de 30 anos; o italiano Francesco Jodice, 38; o austríaco Florian Punhosl, 34; a mexicana Minerva Cuervas, 30; e o japonês Shimabuku, 35. Em Rio Branco, no Acre, estão a eslovena Marjetica Portc e a canadense Susan Turcot, 40, mas também irá para a cidade o colombiano Alberto Baraya, 38. Em Recife, Pernambuco, ficará Meschac Gaba, 44 anos, de Benin.

As residências terão duração máxima de três meses e todos os artistas firmaram o compromisso de oferecer uma palestra ou oficina para a comunidade local. A idéia deste projeto partiu da curadora da Bienal, Lisette Lagnado.

Residência Artística Faap da 27 Bienal de São Paulo – Encontro com a artista Laura Almárcegui. Nesta sexta-feira, às 12h. Na Faculdade de Artes Plásticas da Faap (Fundação Armando Álvares Penteado) – r. Alagoas, 903, Prédio 1, Sala 1, São Paulo. Tel.: 3662-7302. Entrada franca.

Site: www.bienalsaopaulo.org.br



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;