Internacional Titulo
Astronautas do Atlantis desdobram nova antena solar na ISS
Da AFP
12/06/2007 | 20:39
Compartilhar notícia


Segundo imagens desta terça-feira da televisão da Nasa, as tripulações do Atlantis e da ISS (Estação Espacial Internacional) desdobraram à distância a nova antena solar trazida pelo ônibus espacial.

A antena, de 73 metros, faz parte de um segmento transportado pelo Atlantis de 14 metros de comprimento e 16,1 toneladas denominado S3/S4.

O segmento foi anexado à ISS nesta segunda-feira, com a ajuda de um braço mecânico da estação. Já na primeira caminhada espacial da missão, dois astronautas fizeram as conexões elétricas e de climatização. Os dois pares de painéis foram montados nesta terça-feira um depois do outro, depois de várias horas de trabalho.O processo é lento pois cada asa é primeiro desdobrada em 50% e depois é preciso esperar 30 minutos para que o sol aqueça os painéis, evitando que se colem uns aos outros.

A antena solar aumentará a potência elétrica da ISS em 14 quilowatts. Quando estiver terminada, a estação terá quatro antenas solares duplas.

Nesta quarta-feira, os astronautas dobrarão os painéis de uma antena solar mais antiga para poder deslocá-la e instalá-la em outra parte da ISS, numa missão futura. Isto permitirá à nova antena girar em torno de si mesma para captar os raios solares ao máximo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;