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Atego ganha terceiro eixo de fábrica
Da Hp Press
07/04/2005 | 16:06
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Repetindo uma atitude cada vez mais acertada, a Mercedes-Benz decidiu oferecer ao mercado uma versão do modelo Atego, seu mais recente lançamento, equipada com terceiro eixo original de fábrica. Esse implemento, geralmente instalado por empresas terceirizadas, permite a ampliação da capacidade de carga. Com o segundo eixo traseiro (6x2), o Atego 2425 exerce o conceito do projeto de oferecer flexibilidade e versatilidade. Além das opções de três cabinas e de quatro distâncias de entreeixos, o novo caminhão traz a vantagem de oferece um peso bruto total técnico de 24.100 quilos. "É a maior capacidade de carga técnica do segmento", destaca Eustáquio Sirolli, gerente de marketing caminhões da DaimlerChrysler.

Em relação à distribuição da carga nos eixos, o Atego 2425, considerando o entreeixos de 4.800 milímetros, leva no eixo dianteiro 6.000 quilos enquanto os dois traseiros transportam até 17.000 quilos. Essa capacidade garante uma carga útil de 16.570 quilos para os operadores logísticos, empresas de transporte de carga, autônomos, atacadistas, cerealistas, e clientes que atuam no transporte de eletrodomésticos, combustíveis, cargas frigorificadas e fracionadas, além de produtos químicos.

O Atego 2425 6x2 pode receber carroçarias do tipo baú, baú frigorífico, sider, carga seca, tanque de combustível, e caçamba que desliza no chassi do caminhão (roll-on/roll-off), agilizando o processo de carregar e descarregar os produtos. O caminhão pode atingir o comprimento máximo legal de carroçaria de 9,80 metros, considerando o entreeixos de 5.400 milímetros.

Três opções de cabinas - A exemplo de outros modelos da linha Atego, o 2425 também oferece ao transportador a opção de três cabinas para melhor adequar o produto ao tipo de carga transportada e distância. No caso a cabine estendida permite a instalação de uma cama rebatível entre o espaço atrás dos bancos e a parede traseira. Pelas características de transporte que o caminhão atende (viagens curtas que exigem um pernoite), essa deverá ser a mais requerida pelo mercado, segundo previsões da montadora.

Outra opção é a cabina leito, que conta com a cama fixa para as viagens de longa distância. Neste caso, o usuário utiliza o interior da cabina como ambiente de trabalho e de descanso. A partir do segundo semestre, a cabina standard estará disponível no Atego 2425. Esse modelo é bastante solicitado para as aplicações de transporte que envolvem motorista e até dois ajudantes. "Ela é utilizada na distribuição rápida e entregas porta-a-porta, que não exige do motorista pernoitar nas viagens que realiza", explica Sirolli.



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