Internacional Titulo
TV árabe divulga entrevista com ex-ministro Al-Sahaf
Do Diário OnLine
Com AFP
26/06/2003 | 19:22
Compartilhar notícia


Uma rede de TV árabe anunciou nesta quinta-feira que divulgará uma entrevista com o ex-ministro da Informação do Iraque Mohamme Saeed al-Sahaf, a primeira após a queda do regime do ex-ditador Saddam Hussein.

A emissora Al-Arabya divulgou nesta quinta trechos da entrevista que irá ao ar na sexta, por volta das 16h (horário de Brasília). Nas imagens, Al-Sahaf aparece com seu tradicional uniforme militar e sua boina, de pé numa sala. Ele tem o cabelo completamente grisalho e quase raspado.

Na entrevista, o ex-ministro da Informação iraquiano, que ficou conhecido como “Ali Cômico” por declarar que o regime de Saddam derrotaria os norte-americanos, mesmo quando as forças de coalizão já avançavam sobre Bagdá, conta que se rendeu aos soldados dos EUA, mas foi libertado após interrogatório.

Al-Sahaf não consta na lista de 55 líderes do governo de Saddam procurados pelas forças de coalizão. “Através de alguns amigos, fui até os americanos. Houve um interrogatório sobre vários pontos de meu trabalho. Após o interrogatório, fui libertado”, disse.

Em entrevista divulgada por outra emissora, a Abu Dhabi, Al-Sahhaf afirmou ainda que não sabe o que aconteceu com Saddam. "Não sei absolutamente nada" do destino de Saddam Hussein e outros dirigentes iraquianos, declarou.

Porta-vozes das forças norte-americanas não comentaram a entrevista da Al-Arabya. Na quarta, o Departamento de Estado dos EUA desmentiu que o ex-ministro iraquiano foi preso pelas forças de coalizão, após a notícia ter sido divulgada pelo jornal britânico “Daily Mirror”. O administrador civil americano do Iraque, Paul Bremer, disse que não se sabe do paradeiro de “Ali Cômico”.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;