Cultura & Lazer Titulo
Primeiras caricaturas
Luís Felipe Soares
Especial para o Diário
04/11/2008 | 07:15
Compartilhar notícia


A Câmara de Cultura Antonino Assumpção, em São Bernardo, se prepara para uma grande reunião de personalidades. Começa nesta terça-feira, a partir das 20h, a exposição Caricaturas, do jornalista e desenhista Edson Lovatto, de Santo André. Entre os 12 trabalhos apresentados estão desenhos de personalidades de diferentes setores que chamam a atenção ao aparecer na mídia, como Zé do Caixão, George W. Bush, Marta Suplicy, entre outros. A mostra ocorre às segundas, das 9h às 19h, de terça a sexta, das 9h às 21h, e aos sábados, das 9h às 17h, até o dia 26. A entrada é franca.

"As pessoas escolhidas são de vários campos diferentes. Tem desde a Madonna até o presidente Lula. É bem variado", explica Lovatto.

Ele foi selecionado pela prefeitura de São Bernardo para o Programa Anual de Exposições de 2008. O projeto dá chance a artistas para que possam mostrar suas criações gratuitamente ao público. Esta é primeira exposição do desenhista, que acabou se atrapalhando para compor todo o acervo necessário. "Me pegou meio de surpresa e acabei deixando os trabalhos para a última hora. Fiz uns seis ou sete desenhos exclusivamente para o evento. O restante já estava feito."

Além dos desenhos, a mostra contará com frases nas parede de dois desenhistas admirados pelo andreense: Baptistão e Fernandes, cartunista do Diário. "A opinião deles é muito importante para mim", revela.

Para elaborar as caricaturas, Lovatto busca inspiração nos jornais e nos assuntos do momento. Uma vez escolhida a "vítima", é hora de começar os primeiros esboços do desenho. Mas nem sempre é isso que acontece.

"Procuro fazer vários desenhos até chegar na forma ideal. Às vezes isso não ocorre. Foi o caso do (Oscar) Niemeyer, que eu comecei bem despretensioso. Mas eu vi que deu certo e só ajeitei algumas coisas", diz.

O caricaturista faz do nanquim sua técnica favorita. Ele acredita que as linhas pretas em meio às cores criam um efeito mais forte do que o convencional. Os retoques finais são dados no computador.

Mudança de profissão - Aos 25 anos, Lovatto é formado em jornalismo e trabalhou no Diário em 2004 e 2005, como repórter do Diarinho. Apesar de gostar da profissão - que ainda exerce hoje -, a paixão pelos desenhos falou mais alto. Segundo ele, "falta liberdade para criar no jornalismo. Já desenhando, a liberdade é muito maior".

Os tempos de repórter estão sendo deixados para trás aos poucos, A primeira mostra de sua carreira fortalece sua determinação. "Minha atenção agora está voltada somente para os desenhos. Só acho ruim que comecei nesse área meio tarde. Mas ainda dá tempo de correr atrás", afirma Lovatto.

A opção pelas caricaturas surgiu com sua experiência jornalística e pela grande admiração por Fernandes. "Conhecia seu trabalho mais fora do jornal. No início da minha passagem pelo Diário, nem sabia que ele trabalhava lá. Quando descobri, pude acompanhar seu trabalho mais de perto", lembra.

Sonhando em trabalhar com arte desde pequeno, o desenhista acredita que só foi possível realizar o objetivo quando teve a "coragem para abraçar a idéia". A reação do público diante da mostra será essencial para definir seu futuro. "É claro que a opinião das pessoas conta, mas estou mais preocupado em atingir meu objetivo. A exposição será uma prova desse novo rumo que estou tomando. Vai ser um divisor de águas."

Caricaturas Exposição. De hoje até dia 26. Na Câmara de Cultura Antonino Assumpção - rua Marechal Deodoro, 1.325. Tel.: 4125-0054. Entrada franca.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;