Internacional Titulo
Ruanda inicia retirada do Leste da República do Congo
Da AFP
16/09/2002 | 13:59
Compartilhar notícia


Um mês e meio depois da assinatura de um acordo de paz entre Ruanda e a República Democrática do Congo (RDC), o exército ruandês deve iniciar nesta terça-feira, em Kindu, sua retirada total do leste desse país, região que ocupa desde o princípio de 1998.

Os dois batalhões, ou seja, 1.500 homens do Exército Patriótico Ruandês (APR), posicionados em Kindu e na localidade vizinha de Kalima, serão repatriados por avião para Ruanda.

O presidente ruandês, Paul Kagame, anunciou em 13 de setembro, em Nova York, ante o Conselho de Seguranças das Nações Unidas, a retirada das tropas ruandesas do leste da RDC.

O calendário exato e todas as localidades afetadas não foram ainda divulgados. Segundo fontes especializadas, os efetivos das forças ruandesas na RDC oscilam entre 20 mil e 30 mil homens, concentrados majoritariamente nas grandes aglomerações.

O custo da operação é estimado em mais de dez milhões de dólares.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;