Cultura & Lazer Titulo
Festival de Gramados escolhe vencedores
Alessandro Soares
Enviado pelo Diário a Gramado
10/08/2001 | 17:40
Compartilhar notícia


O 29º Festival de Gramado – Cinema Brasileiro e Latino conhece neste sábado seus vencedores, após a exibição hors-concours do premiado Bicho de Sete Cabeças, de Laís Bodanzky, às 19h30, no Palácio dos Festivais. Ela, que não está presente, pois o filme está em competição no Festival de Locarno, na Suíça, receberá o Troféu BR para diretor estreante, outro prêmio criado para o Festival este ano.

Sem entrar muito em especulação, duas obras inspiradas na literatura brasileira, de quatro longas nacionais concorrentes, saem na frente pelos Kikitos de melhor filme na mostra competitiva brasileira que serão entregues a partir das 21h30. Sexta, o festival exibiu Bufo & Spallanzani, um policial noir baseado na obra de Rubem Fonseca, estréia de Flavio Tambellini na direção e com o elenco mais estelar do festival: José Mayer; Tony Ramos; Maitê Proença; Juca de Oliveira e Zezé Polessa; entre outros.

Quinta-feira, Memórias Póstumas, terceiro longa de André Klotzel (A Marvada Carne e Capitalismo Selvagem), causou boa impressão pelo humor psicológico refinado e por uma direção de arte sofisticada que ambienta o Rio do século XIX.

Os outros filmes oriundos da literatura são Duas Vezes com Helena, de Mauro Farias, sobrinho de Reginaldo Faria, baseado em conto de Paulo Emílio Salles Gomes (inserido no livro Três Mulheres de Três Pês), um caso de proposta indecente; e Netto Perde sua Alma, de Beto Souza e Tabajara Ruas, este autor do livro homônimo sobre herói revolucionário gaúcho.

Mas quem decide é o humor do júri, composto por Giulia Gam (atriz), Zelito Viana (cineasta), Mariza Leão (produtora), Ricardo Cravo Albin (crítico) e Martha Medeiros (escritora). Há ainda os cineastas Marcelo Piñeyro, argentino, e Leonel Vieira, português. A única certeza da premiação, e seria uma grande surpresa se ocorresse o contrário, é o prêmio do júri popular para o longa gaúcho Netto Perde sua Alma, que provocou frisson na platéia gaudéria em sua exibição, na quarta-feira.

De resto, sobram especulações em um festival que se organizou melhor e se tornou nacional de fato para recuperar o prestígio que estava lhe faltando, mas que durante as primeiras exibições não mostrou toda a empolgação esperada, esquentando em seus dois últimos dias.

A cerimônia de entrega dos Kikitos aos melhores do festival deve estar concorrida neste sábado com a presença maciça de convidados ilustres e brasileiros que compareceram em peso este ano como não se viu anteriormente. Por ilustres e brasileiros, leia-se globais. Maitê Proença está desde quarta-feira à noite em Gramado. Tony Ramos, Alexandre Borges e Julia Lemmertz chegaram ontem, junto com Reginaldo Faria, Thiago Lacerda e Letícia Spiller. Estarão lá também Betty Faria, que foi jurada ano passado, Daniel Filho e Cláudio Marzo, entre outros.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;