Nacional Titulo
Pesquisa: educaçao e saúde sao maiores problemas brasileiros
Do Diário do Grande ABC
13/08/2000 | 22:37
Compartilhar notícia


Durante o Encontro Ano 2000 foi divulgada uma pesquisa apontando os cinco maiores problemas brasileiros nas áreas social, política e que impedem o desenvolvimento. Foram consultados 162 formadores de opiniao em todo o país. O trabalho foi divulgado neste fim de semana pela ONG Fórum Brasil Século XXI, no seminário sobre os novos caminhos de atuaçao política e social no país nos próximos anos. O Fórum se tornará uma nova organizaçao da sociedade civil para encaminhar o debate sobre os problemas brasileiros.

Na área social, o principal problema é a Educaçao, segundo apontaram 67,3% dos entrevistados. Eles reclamam da falta de investimentos no setor e que o número e a qualidade do ensino sao insuficientes, assim como a remuneraçao de docentes. Em seguida, foram relacionados a Saúde, com 56,2% dos entrevistados, que qualificaram os serviços como precários. Os outros problemas mais graves foram a injustiça social, falta de segurança e o desemprego.

Na área política, 58,6% apontaram a reforma do sistema político e partidário como prioridade e consideraram "os programas dos partidos inconsistentes e os políticos sem ideologia". O fim da corrupçao e da impunidade apareceu em segundo lugar de acordo com 42% dos entrevistados. A nao puniçao dos envolvidos em casos de corrupçao, segundo eles, pode levar o país à ingovernabilidade.

Em seguida aparecem como necessidades urgentes a reforma do sistema eleitoral, o aumento da participaçao popular nas decisoes políticas e a redefiniçao do papel dos três poderes: o Executivo é visto como predominando sobre o Judiciário e o Legislativo.

Para resolver o problema do sistema eleitoral, os entrevistados sugerem a adoçao do financiamento público das campanhas, a fidelidade partidária e a modificaçao dos critérios de criaçao dos partidos. Quanto à corrupçao, os formadores de opiniao acreditam que a melhor forma de reduzi-la, é acabar com a impunidade.

A pesquisa foi realizada pela Companhia de Notícias (CDN). Foram entrevistados 162 empresários, intelectuais, integrantes de ONG's, políticos e profissionais ligados à comunicaçao, principalmente na regiao sudeste. Os entrevistados opinaram também sobre os cinco problemas mais graves na área do desenvolvimento econômico. Para o desenvolvimento faltam: educaçao, infra-estrutura, reduzir a elevada carga tributária, melhorar a distribuiçao de riquezas e intensificar o desenvolvimento científico e tecnológico.

O deputado Roberto Brant (PFL/MG), um dos participantes do seminário, confessou-se "embaraçado por ser político e ter ao redor uma situaçao de pobreza tao grande". Ele destacou a educaçao como único mecanismo capaz de modificar a trajetória de subdesenvolvimento do país.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;