Economia Titulo
Governo recebe penúltima missão do FMI
03/11/2004 | 23:58
Compartilhar notícia


O governo brasileiro recebe a partir desta quinta mais um missão do FMI (Fundo Monetário Internacional), a penúltima do acordo assinado pelo Brasil que termina em março do próximo ano. Faltando poucos meses até lá, a equipe do ministro da Fazenda, Antonio Palocci, está preparando o terreno para o país deixar o Fundo. A intenção do governo é não renovar o acordo, mas o ministro pretende fazer o anúncio oficial somente em março, quando a direção do FMI avalia a última revisão do acordo que está em vigor.

A nova missão do FMI, que passou o dia desta quarta em São Paulo, vai apenas fazer a revisão do acordo e verificar as metas fiscais até setembro, todas cumpridas. A aprovação da revisão pela diretoria do Fundo dará direito ao governo brasileiro de sacar cerca de US$ 1,3 bilhão. Mas o Brasil deve manter a postura adotada ao longo deste ano e não sacar o dinheiro.

Segundo um integrante da equipe do ministro Palocci, o FMI vem perdendo importância na pauta da agenda econômica do país. 'O FMI não é mais uma pauta relevante', disse a fonte. O interesse maior do governo brasileiro agora é conseguir avanços importantes na mudança de cálculo do superávit primário das contas públicas para investimentos em infra-estrutura com retorno econômico.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;