Economia Titulo
Exportação pode ser boa opção de investimento
Bárbara Ladeia
Do Diário do Grande ABC
19/04/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Apesar do enfraquecimento das exportações em todo o mundo, existem opções para quem deseja se inserir no mercado externo. Nelson Ludovico, autor do livro Como preparar sua Empresa para o Comércio Exterior aponta que o cenário de crise não deve intimidar empreendedores interessados na economia internacional.

Para Ludovico, a participação nas negociações econômicas internacionais é uma realidade acessível a empreendedores de qualquer porte. "O mercado externo é interessante sempre. A globalização veio para ficar", afirma. "Há mercado para todos os setores da indústria."

Apesar do Brasil estar "atrasado" nesse perfil de negócio, o autor afirma que hoje o País é conhecido em diversos nichos, graças às investidas da Apex (Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos) e das câmaras de comércio de diversos países. "Hoje o Brasil tem 40 novos clientes e existe uma tendência de continuidade dessa expansão. Esse contexto de globalização nos ensinou, mesmo que atrasados, a buscar novos mercados e mostrar nossos produtos no Exterior."

Para quem pretende acessar esse tipo de oportunidade, diversas iniciativas oferecem orientação para os negócios. "O Brasil Trade Net, do Ministério das Relações Exteriores, oferece uma rede bem interessante de informações. Há também uma iniciativa do governo do Estado chamada Exporta São Paulo, que também tem trazido bons resultados", sugere. A participação em feiras setoriais internacionas também facilita a criação de novos negócios.

Entre países com potenciais negócios estão Chile, México e Itália. "Hoje esses países já figuram entre os principais clientes brasileiros", destaca Ludovico.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;