Automóveis Titulo
Laguna briga pela classe média
Carolina Rodriguez
Do Diário do Grande ABC
01/05/2001 | 18:27
Compartilhar notícia


Depois de renovar o desenho do Scénic, a Renault investe agora seu poder de fogo no segmento de sedãs médio-grandes. A francesa lançará no mercado brasileiro o Laguna com motor de 2,0 litros, de 16 válvulas (F4R), na versão RXE. O carro atinge velocidade máxima de 208 km/h e acelera de zero a 100 km/h em 9,8 segundos. O motor desenvolve 140 cv de potência máxima.

Apesar de sua carroceria desatualizada, o sedã pode ser uma alternativa de compra para os motoristas fiéis da marca que gostam do estilo, conforto e segurança do Laguna, mas não podiam gastar R$ 75,8 mil na versão anterior com motor V6. O modelo RXE será vendido por R$ 48,5 mil.

Equipado com comando de válvulas de abertura variável e outras inovações tecnológicas, o motor 2.0 oferece, segundo a Renault, bom desempenho com menor consumo de combustível e índice de emissão de poluentes.

Outro destaque do 2.0 16V é sua flexibilidade. Além da força em altas rotações, o motor apresenta mais agilidade, principalmente nas retomadas de velocidade, já que 90% do torque máximo está disponível na faixa entre 2 mil rpm e 5.750 rpm.

O Laguna na versão RXE apresenta acessórios como ar-condicionado automático, direção hidráulica, computador de bordo, rádio CD com comando satélite na coluna de direção, trio elétrico (trava da porta, retrovisores externos e vidros elétricos), regulagem elétrica de altura dos faróis, abertura das portas por controle remoto e faróis auxiliares de neblina.

A diferença entre as duas versões é que a com motor V6 completa a gama de itens de conforto e conveniência do Laguna, oferecendo também bancos de couro com regulagem elétrica para motorista e passageiro.

O modelo V6 traz ainda câmbio automático de quatro velocidades e desenvolve 194 cv de potência. O Laguna V6 atinge velocidade máxima de 230 km/h e acelera de zero a 100 km/h em 8,9 segundos. O carro conta ainda com o exclusivo sistema AutoSelect, recurso que seleciona automaticamente a relação mais adequada de marchas para cada situação de acordo com o estilo de condução do motorista, o tipo de estrada e a carga do veículo. Com isso, obtém-se desempenho parecido ao de um câmbio manual.

Segurança – As duas versões do Laguna, 2.0 16V e V6, oferecem pacote de equipamentos de série, que inclui air bags duplos e laterais, barras de proteção contra impacto nas portas, cintos de segurança de três pontos, inclusive para os passageiros do banco traseiro, com Limitador de Esforço Integrado, e freios ABS.

O modelo 2.0 16V tem garantia de um ano sem limite de quilometragem e a primeira revisão é feita aos 20 mil km. A montadora oferece também o Renault Assistence, com dois anos de socorro mecânico grátis para todo o Brasil.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;