Internacional Titulo
Aliança aceita governo provisório controlado por ex-rei
Das Agências
02/12/2001 | 22:18
Compartilhar notícia


A Aliança do Norte aceitou que o governo interino no Afeganistão, cuja criação está sendo negociada na conferência de Bonn (oeste da Alemanha), seja liderado pelo grupo de Roma, ligado ao antigo rei afegão, Zahir Sha, segundo informou neste domingo em Kabul (capital afegã) o ministro das Relações Exteriores da Aliança, Abdullah Abdullah.

"A responsabilidade de liderar o governo interino pode corresponder a eles", disse Abdullah, referindo-se ao grupo de Roma. "Nós vamos ficar com o Ministério da Defesa para evitar a anarquia."

Segundo Addullah, ainda não se falou em nomes para o governo interino na conferência de Bonn, mas uma fonte diplomática ligada às negociações disse que o grupo de Roma propôs Abdul Sattar Sirat, principal conselheiro de Zahir Sha, para a chefia do governo.

A conferência de Bonn, aberta na terça-feira passada (27), tem o propósito de criar um governo interino no Afeganistão. Neste domingo, as delegações discutiram um projeto de acordo de sete páginas apresentado pelo representante especial da ONU para o Afeganistão, Lajdar Brahimi.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;