Política Titulo Anúncio
Ozelito é o candidato da intitulada 3ª via em Mauá

Indefinição sobre a cabeça da chapa já provocava
desgaste entre petebista e empresário Paulo Bio (PV)

Mark Ribeiro
Do Diário do Grande ABC
17/04/2012 | 07:49
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


O vereador Irmão Ozelito (PTB) será o candidato a prefeito de Mauá pela intitulada terceira via, frente articulada por Francisco Carneiro, o Chiquinho do Zaíra (PTdoB). O anúncio foi feito no escritório do trabalhista ontem, dia em que o Diário publicou que a indefinição sobre a cabeça da chapa já provocava desgaste entre o petebista e o empresário Paulo Bio (PV), que também almejava a condição.

O verde, que sequer compareceu ao pronunciamento, revela o rompimento com a dupla e, mesmo isolado, mantém sua pré-candidatura ao Paço.

Segundo Chiquinho, a inclinação por Ozelito se deu pela "ascensão" do vereador, que, "praticamente sozinho", conquistou 19 mil votos em Mauá durante sua candidatura a deputado estadual, em 2010, e por achar que Bio, vice em sua chapa ao Executivo em 2008, "não seria candidato com afinco". "Ninguém brigou com ninguém, mas o tempo vai passando e as decisões têm de ser tomadas."

Tanto Chiquinho quanto Ozelito tomaram o cuidado de não descartar a participação de Bio no projeto, cogitando estudar o nome do verde para compor a chapa - Chiquinho será candidato a vereador. "Bio é figura importante para o nosso fortalecimento", considerou o petebista, ao projetar o anúncio do vice para junho. "Não tenho dúvidas de que, se ele não for candidato a prefeito, estará com a gente", concluiu o ex-prefeiturável.

Outro fator que contribuiu para que Ozelito seja lançado à Prefeitura é ser o único entre os três que ainda não disputou eleição majoritária. Assim, cria facilidades para sustentar a bandeira da "renovação" pregada pela terceira via, com baixa rejeição perante o eleitorado. "Pesquisa mostra que 73% da população quer mudança", destacou Chiquinho.

 

SEM IRMÃO

Pelo voto católico, Ozelito confirmou que suprimirá das urnas e de seu material de campanha o prenome Irmão, referência à sua religião, evangélica. A estratégia foi antecipada pelo Diário em outubro. "Diminuindo a quantidade de letras, me torno mais popular", justificou.

 

Empresário enterra chances de aliança

 

Logo após o anúncio de que Irmão Ozelito foi o escolhido por Chiquinho do Zaíra para encabeçar a terceira via, o empresário Paulo Bio tratou de enterrar qualquer possibilidade de ser vice do petebista ou de auxiliá-lo em sua campanha. "Essa possibilidade com eles está esgotada", reconheceu, reiterando que sua pré-candidatura a prefeito está mantida, mesmo sem a adesão de outros partidos.

"Prego projeto de transformação. Dentro disso, além de vencer a eleição, é preciso ter nomes capazes de fazer um bom governo." Questionado se Ozelito seria capaz de uma boa gestão, tergiversou. "Não cabe a mim fazer este julgamento, mas tem gente no partido (PV) que não enxerga ele como o mais preparado."

Apesar do cenário, Bio rechaçou isolamento e disse não ver empecilhos em se lançar ao Paço somente com o apoio do PV. "Temos chapa completa de pré-candidatos a vereador. As alianças são importantes, mas muitas vezes o eleitor condena esta prática, de fazer de tudo para ganhar a eleição e depois lotear o governo."

Além de PTB e PTdoB, a pré-candidatura de Ozelito está perto de conquistar os apoios de PTC e PMN. Com o verde e o petebista, Mauá passa a ter sete postulantes a prefeito. Os demais são Oswaldo Dias (PT), que tentará a reeleição; a deputada estadual Vanessa Damo (PMDB); os vereadores Atila Jacomussi (PPS) e Edimar da Reciclagem (PSDB); e o professor José Silva (Psol) - o tucanato estuda aliança com Vanessa.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;