Automóveis Titulo
Um futuro sustentável
Sueli Osório
Enviada a Frankfurt
23/09/2009 | 07:00
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Divulgação


Em seu discurso de abertura da 63ª edição do Salão de Frankfurt, Matthias Wissmann, presidente da VDA (Associação Alemã da Indústria Automotiva), enfatizou que, apesar da crise, o evento continua sendo o mais forte do setor. "São 781 expositores de 30 países - 62 montadoras - nos 190 mil metros quadrados da mostra, que deverá receber, até domingo, 750 mil visitantes."

Segundo Wissmann, só no ano passado, as montadoras e fornecedores alemães investiram 19 bilhões de euros em pesquisas e desenvolvimento de produtos visando à sustentabilidade. Não é à toa, portanto, que os conceitos sempre façam sucesso nos salões e que novamente os modelos verdes ganhem tanto espaço.

Exemplo é o Audi e-tron, superesportivo elétrico conceitual baseado no R8 que, segundo Paulo Kakinoff, presidente da Audi do Brasil, será lançado no mercado europeu e também no brasileiro em 2012. "O carro já está pronto. O único motivo para esperarmos até 2012 é aguardar a redução do custo da bateria de lítio-íon", explica.

O e-tron é equipado com quatro motores elétricos, localizados um em cada roda, que geram 313 cv de potência e o fazem acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 4,8 segundos. Segundo a Audi, a autonomia é de 248 quilômetros.

BMW, Mercedes-Benz, Hyundai e Citroën apresentaram modelos híbridos. O BMW Vision EfficientDynamics oferece emissão de poluentes reduzida graças à combinação de motor turbodiesel de três cilindros com um motor híbrido no eixo dianteiro e outro no traseiro.

O Mercedes BlueZero combina motor compacto movido a gasolina com motor elétrico. O Hyundai ix-Metro também utiliza essa combinação. Já o Citroën Revolte, inspirado no clássico 2 CV, também combina um motor a combustão tradicional com elétrico.




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