Automóveis Titulo
Conceito BMW xActivity reúne qualidades de conversível e SUV
Cristie Buchdid
Enviada a Detroit
28/01/2003 | 17:59
Compartilhar notícia


Para entrar no clima do North American International Auto Show – o Salão de Detroit, que foi realizado neste mês e tem como destaque os protótipos –, a BMW reservou um lugar nobre em seu estande para um veículo-conceito: o xActivity. Definido pela montadora como um SAV (Sports Activity Vehicle), que nada mais é do que um utilitário esportivo, o protótipo foi apresentado pela primeira vez e, por enquanto, não passa de um projeto.   

Mas um detalhe no nome do carro, mais precisamente a letra X, causou polêmica. Seria o xActivity uma dica de que a família X crescerá em breve? A própria BMW afirma que o ‘conceito apresentado em Detroit sinaliza o que pode ser esperado à medida que a bem-sucedida família X for se ampliando‘.   

Mas, por enquanto, não existem datas definidas. E a família X continua apenas com seu filho único: o utilitário esportivo X5, que é vendido no Brasil em três versões: 3.0, 4.4 e 4.4 esporte.   

De qualquer forma, o xActivity respeita os padrões do X5, ao mesmo tempo em que reúne versatilidade e direção esportiva em veículo conversível com tração nas quatro rodas.   

O teto do xActivity é um dos chamarizes do modelo, baseado no conceito de conversível frame-structure, que não deixa de lado a força de um utilitário esportivo. É um conversível com moldura, pois a linha do teto é marcada por longarinas longitudinais nos dois lados que vão desde a coluna A até a parte traseira. O espaço entre tais longarinas é aberto, deixando os passageiros ao ar livre. O aspecto esportivo do veículo – com 4,55 m de comprimento – é garantido pela ausência das colunas B e C.   

Para conservar com orgulho as características de um todo terreno, o xActivity traz um motor 3.0 de 6 cilindros em linha da BMW que oferece 231 cv de potência máxima e 30 kgfm de torque. Como a potência – transmitida às rodas por uma caixa de câmbio manual – está disponível em baixas rotações, o veículo tem tudo para oferecer bom desempenho mesmo em terrenos acidentados. Estabilidade, respostas rápidas e agilidade ficam por conta da suspensão bem ajustada e do baixo centro de gravidade. O conceito com tração nas quatro rodas também conta com um sistema eletrônico que distribui a força entre as rodas na quantidade necessária.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;