Internacional Titulo
Membros da Al Qaeda capturados são apresentados à imprensa
Das Agências
17/12/2001 | 12:02
Compartilhar notícia


Dezenove membros da rede Al-Qaeda capturados nas montanhas do Leste do Afeganistão, foram apresentados nesta segunda-feira à imprensa por um dos comandantes locais afegãos que lideraram a ofensiva contra a organização terrorista de Osama Bin Laden. A população compareceu em massa à apresentação.

Entre os prisioneiros, estavam nove afegãos e dez estrangeiros cuja nacionalidade não foi revelada pelos colaboradores de Haji Zaher, que organizaram a apresentação. Os jornalistas não puderam falar com os presos, apenas filmá-los e fotografá-los.

Os ativistas islâmicos foram mostrados rapidamente a dezenas de jornalistas mantidos à distância pelos mujahedines de Zaher, filho de Haji Qadir, governador da província de Nangarhar. É nessa província que fica a região de Tora Bora, nas Montanhas Brancas, onde a Al-Qaeda contava com uma base importante.

A maioria dos estrangeiros parecia ser árabe. Levados em grupos de três pelos mujahedines que os seguravam pelo braço, eles tentavam esconder seus rostos para não serem filmados. Muitos estavam feridos, tinham um pé ou uma mão enfaixada ou tinham dificuldades para andar.

Haji Zaher disse aos jornalistas que suas forças detiveram ao todo 31 membros da Al-Qaeda, dos quais 12 capturados sábado (nove afegãs e três estrangeiros) e 19 capturados domingo (todos estrangeiros).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;