Economia Titulo
Brasil tenta agilizar criaçao de 'crédito contra crises'
Do Diário do Grande ABC
24/09/2000 | 19:38
Compartilhar notícia


O ministro da Fazenda, Pedro Malan, reuniu-se com o diretor gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI) para discutir a aceleraçao da criaçao de uma linha de crédito de acesso rápido que beneficiaria o Brasil. Trata-se de uma linha de crédito de contingência - o Contingent Credit Line (CCL) -, uma espécie de "seguro contra crises", como a que ocorreu na Rússia, em 1998, e repercutiu em países emergentes, inclusive o Brasil, em razao do corte de empréstimo dos credores privados.

O empréstimo será aplicado em países com políticas econômicas fortes, que nao apresentam desequilíbrios estruturais. O projeto vai ajudar os países a enfrentar situaçoes concretas, de curto prazo. O mecanismo funcionará sem consultas, automaticamente, por países escolhidos com base em critérios estritos. Para ter acesso à CCL, será necessário ter uma política macroeconômica confiável (com inflaçao baixa, equilíbrio fiscal em progresso, políticas monetária e cambial bem conduzidas).

Caso ocorra situaçoes semelhantes a enfrentada pelo Brasil há dois anos, quando a comunidade econômica internacional perdeu a confiança por fatores alheios à sua política doméstica, a CCL poderá ser usada, mas deverá ser quitada em prazo curto, caso contrário a linha será mais onerosa.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;