Economia Titulo
Começam negociações sobre abonos
Cibele Gandolpho
Do Diário do Grande ABC
23/04/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


Trabalhadores de várias empresas do Estado e do Grande ABC estão se mobilizando para fechar as negociações dos pagamentos da PLR (Participação dos Lucros ou Resultados) de 2009. Na Sabesp, o Sintaema (Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto, e Meio Ambiente do Estado de São Paulo) realizou ontem à noite assembleia com os empregados para votar o indicativo de greve para o dia 30, caso a empresa não pague o abono.

Até o momento a Sabesp não se manifestou sobre a data do pagamento e nem apresentou a fórmula da PLR. No ano passado a Sabesp não pagou o benefício na totalidade de acordo com o cálculo usado, inclusive sem a incorporação dos adicionais, afirma o Sintaema. Até o fechamento desta edição, a assembleia ainda não havia terminado.

MERCEDES-BENZ - Outra empresa que já deu início às negociações da PLR é a montadora Mercedes-Benz, em São Bernardo. A comissão de fábrica espera se reunir com a montadora nos próximos dias. Os trabalhadores já discutiram os pontos que consideram importantes, entre eles metas como produção e qualidade e o valor da primeira parcela. Também aumentou o descontentamento entre os trabalhadores na Asbrasil, em São Bernardo. O Sindicato dos Metalúrgicos do ABC afirma que a insatisfação começou quando a empresa começou a reduzir os benefícios e os salários sob a desculpa da crise financeira mundial, mesmo após o fim da instabilidade econômica. No ano passado, durante a negociação da PLR, a companhia alegou dificuldades e impôs acordo que descontentou os trabalhadores.

CONQUISTAS - Enquanto uns ainda tentam negociar, outros trabalhadores já comemoram. Os funcionários da Karmann-Ghia, de São Bernardo, aprovaram proposta de PLR em assembleia na quarta-feira e já se engajaram em mais duas lutas: a ampliação da licença-maternidade para 180 dias e a conclusão das negociações do plano de cargos e salários. A PLR será paga em julho e em janeiro de 2011.

Os funcionários da Backer, de São Bernardo, também garantiram o abono ao aprovar na quarta-feira a proposta negociada com a empresa. Em junho os trabalhadores embolsarão a primeira parcela e a segunda em fevereiro do ano que vem.

NOVA FÓRMULA - Já na Toledo, em São Bernardo, a votação foi unânime para a aprovação da nova forma de cálculo da PLR, com metas vinculadas ao faturamento e com critérios mais transparentes, possibilitando o acompanhamento mensal desse direito. Essa mudança, no entanto, passa a valer a partir do próximo ano. Neste ano, a PLR já está garantida.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;