Automóveis Titulo
DN-X: consumo de popular e desempenho de esportivo
Adriana Mompean
Do Diário do Grande ABC
30/07/2002 | 19:25
Compartilhar notícia


A divisão Acura da Honda apresentou nos Estados Unidos um novo carro-conceito, de propulsão híbrida, movido a gasolina e a eletricidade. O DN-X desenvolve nada mais nada menos do que 400 cv de potência máxima e tem a impressionante marca de consumo de 17,8 km/l. Além disso, combina o estilo e o alto desempenho de um carro esportivo com o espaço interno e a funcionalidade dos sedãs de luxo.

Um dos destaques deste novo carro-conceito híbrido da Honda é o propulsor de 3,5 litros DOHC i-VTEC V6. O DN-X também possui o sistema IMA (Integrated Motor Assist), ou motor de assistência integrada, que traciona as quatro rodas e garante potência e torque suplementares nas acelerações. O ultracapacitor que fornece energia elétrica para o IMA é recarregado quando o carro é freado.

O motorista, de acordo com o seu estilo de pilotagem, poderá optar por usar o câmbio de seis velocidades de forma manual ou automática. Na condição de manual, a transmissão do DN–X opera com a embreagem automática.

O carro-conceito é dotado de recursos tecnológicos sofisticados que prometem agradar tanto motoristas como passageiros. O painel de instrumentos possui identificador de voz e o mostrador no centro do console permite acesso à Internet, e-mail e telefone celular, além de mostrar informações sobre navegação por satélite. Um mostrador tridimensional – com a presença de velocímetro, tacômetro e hodômetro – avisa para os passageiros quanto à chegada de e-mails e chamadas telefônicas.

Inovações também estão presentes em outras partes do carro, como o IDSS (Intelligent Driver Support System) que possui um dispositivo eletrônico intitulado Lane Keeping Assistance que utiliza câmeras para visualizar as marcas da faixa de rolamento da rua e avisa com um sinal sonoro e visual que o carro está fora da linha. Para aumentar a visibilidade à noite o condutor poderá utilizar o recurso de segurança Night Vision System, que utiliza câmeras com visor infravermelho. Além disso, para manter o carro a uma distância segura do veículo da frente, o DN-X é equipado com piloto automático (Adaptive Cruise Control), que controla o acelerador ou o freio quando é necessário.

Para evitar derrapagens e perda de estabilidade com o intuito de proporcionar segurança extra para quem está no volante, e ainda melhorar a performance, o carro conta com os sistemas VSA (Vehicle Stability Assist) e ATTS (Active Torque Transfer System) que trabalham em conjunto.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;