Internacional Titulo
Japão apresenta o protótipo do trem mais rápido do mundo
Da AFP
24/06/2005 | 11:07
Compartilhar notícia


A empresa ferroviária japonesa JR East apresentou nesta sexta-feira o protótipo de um novo Shinkansen, que pode se tornar o trem mais rápido do mundo, capaz de desenvolver uma velocidade média de 360 km/h. Em configuração de teste, o trem pode atingir velocidades de até 405 km/h.

Os testes do novo trem, batizado de "Fastech 360S", começarão no sábado entre as cidades de Sendai e Kamikata (norte do Japão) e devem durar dois anos. Sua exploração comercial está prevista para 2011, quando será inaugurado o trecho final da linha de alta velocidade entre Tóquio e Aomori, no extremo sul da principal ilha do Japão, Honshu.

Os trens mais rápidos atualmente em serviço no Japão circulam a uma velocidade de 275 km/h. Porém o mais veloz do planeta é o TGV francês, com uma velocidade de 320 km/h.

 O "Fastech 360S" está equipado com um sistema de freios de emergência único no mundo, que aumenta a resistência do veículo à fricção do ar, e que se ativaria de forma automática no caso de terremotos, muito freqüentes no Japão.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;