Turismo Titulo
História está presente nas ruas de João Pessoa
Fabiana Chiachiri
Do Diário do Grande ABC
01/03/2001 | 11:12
Compartilhar notícia


João Pessoa é uma das poucas capitais brasileiras em que os muros das casas só cresceram até o umbigo. E essa atmosfera é observada até nos pontos de maior agito, onde estão os principais bares e quiosques da orla, nas avenidas Rio Branco, Almirante Tamandaré e João Maurício. Nessas vias litorâneas, próximas às praias de Tambaú e Manaíra, a maioria das construções tem apenas um andar.

Quem tiver sede de cultura poderá saciá-la no Museu Sacro de Arte Popular, que funciona no Convento de Santo Antônio. Como alternativa, vale ainda um passeio pela praça dos Três Poderes, onde está localizado o Palácio do Governo.

Fundada em 1585, João Pessoa é uma das cidades mais antigas do Brasil. Depois de Olinda, em Pernambuco, e Salvador, na Bahia, a capital paraibana guarda um dos maiores acervos de construções do barroco brasileiro.

Descendo as ladeiras da Cidade Baixa o turista encontra uma variedade de prédios coloniais. O mais importante conjunto abriga a Igreja de São Francisco e o Convento de Santo Antônio, que iniciou sua construção em 1589, apenas quatro anos depois da fundação da cidade.

Em Cabedelo, a 18 km de João Pessoa, o turista também vai encontrar história. É lá que fica localizada, bem ao lado do porto, a Fortaleza de Santa Catarina. Construída em pedra calcária e óleo de baleia, em 1585, pelos portugueses, o local abriga um museu e lojas de suvenires.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;