Internacional Titulo
Nobel de medicina se dedicará a combater a fome
Do Diário do Grande ABC
15/10/1999 | 15:25
Compartilhar notícia


A cientista italiana Rita Levi Montalcino, 90 anos, Nobel de Medicina em 1986, anunciou que dedicará "o resto que me resta de vida a combater a fome", por ocasiao do 19º Dia Mundial da Alimentaçao, realizado esta sexta-feira em Roma.

"A pobreza pode ser vencida, se quisermos. E só um fato político, industrial e de correto uso da ciência", disse a cientista, ao abrir as cerimônias organizadas na sede central da Organizaçao das Naçoes Unidas para Agricultura e Alimentaçao (FAO).

A cientista foi escolhida junto com a atriz italiana Gina Lollobrigida, a cantora de jazz Dee Dee Bridgewater e a célebre cantora sul-africana Miriam Makeba, embaixadoras da FAO no mundo.

"É criminoso destruir montes de alimentos só para manter os preços altos - como se faz na Europa -, enquanto a cada oito segundos morre de fome uma criança", afirmou Rita, pedindo que seja "condenado e castigado um crime tao horrendo".

"Para alcançar o objetivo que nos impomos de reduzir pela metade antes de 2015 o número de pessoas que sofrem de fome, é preciso redobrar os esforços", afirmou o diretor-geral da FAO, Jacques Diouf, lembrando que 800 milhoes de pessoas passam fome no mundo.

"É preciso mobilizar os governos, o setor privado, os cidadaos. A fome é nao é uma questao de caridade mas de justiça", disse Gina Lollobrigida, que prometeu sua tarefa com "paixao, amor e um pouco de fantasia".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;