Internacional Titulo
Iraque adia execução de réus condenados com Saddam
Da AFP
04/01/2007 | 20:23
Compartilhar notícia


As execuções dos réus condenados à morte ao lado de Saddam Hussein, seu meio-irmão Barzan al-Tikriti e o ex-presidente do tribunal revolucionário Awad al-Bandar, foram adiadas para domingo. Elas estavam previstas para esta quinta-feira.

Segundo uma fonte que pediu anonimato, o enforcamento dos dois foi adiado devido a pressões internacionais e no mundo árabe.

Os dois homens deveriam ser enforcados na madrugada desta quinta-feira pelas autoridades iraquianas. Ambos, assim como o ex-ditador Saddam Hussein, foram condenados à forca no dia 5 de novembro de 2006 pelo massacre de 148 xiitas de Dujail, ao norte de Bagdá, em represália a uma tentativa de atentado contra o comboio presidencial em 1982.

A apelação ao veredicto foi rejeitada no dia 26 de dezembro pela corte de apelações do Alto Tribunal Penal iraquiano.

Saddam Hussein foi enforcado no dia 30 de dezembro, em um quartel da inteligência militar de Jadamiya, bairro da zona norte e de maioria xiita de Bagdá.

As execuções de Barzan e Bandar, que estavam previstas para o mesmo dia, foram adiadas no último momento por motivo não divulgado pelas autoridades iraquianas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;