Economia Titulo
Tarifa de telefones deve ficar mais barata
Do Diário do Grande ABC
29/09/2000 | 22:03
Compartilhar notícia


O presidente da Agência Nacional de Telecomunicaçoes (Anatel), Renato Navarro Guerreiro, disse que a livre negociaçao entre as operadoras de telefonia fixa e de celulares, estabelecida na nova modelagem do serviço móvel pessoal, vai beneficiar o consumidor, pois deve pressionar para baixo o custo das tarifas.

Pelas novas regras, as empresas devem chegar a um consenso sobre o pagamento das operadoras fixas às celulares pelo uso das suas redes, a chamada tarifa de interconexao. Segundo ele, as empresas deverao aprender a negociar esses custos, sem prejuízo de receita para elas e para os usuários.

As empresas de celular vinham reclamando há tempos que a livre negociaçao dessas tarifas levaria a perdas de receita. Guerreiro disse que nao há como modificar essa regra, pois agora elas operam num sistema privado. Hoje, a Anatel estabelece o preço da interconexao, mas a partir de 2002, quando as regras começarem a valer para quem aderir ao sistema, a agência ficará de fora desse assunto.

O presidente da Anatel acha que este é um modo de pressionar as operadoras de celulares a reduzir seus custos para nao perderem receita. "Em Sao Paulo, por exemplo, cada operadora tem 400 estaçoes de radiobase", disse. Guerreiro acredita que elas poderiam fazer uso compartilhado dessas estaçoes, como acontece no exterior.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;