Internacional Titulo
Grande alinhamento planetário nao trará fim do mundo
Do Diário do Grande ABC
04/05/2000 | 18:06
Compartilhar notícia


O grande alinhamento planetário de 5 de maio, que colocará Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno praticamente alinhados com o Sol, a Terra e a Lua, nao provocará catástrofes, apesar das alarmistas previsoes que já circulam por meio da internet, afirmam os cientistas.

Para os astrólogos, magos e outros profetas da desgraça, este fenômeno astronômico - que nao será visível porque o Sol bloqueará a vista - marcará a hora do fim do mundo.

De fato, ``5/5/2000' é o título de um livro de catastróficas profecias escrito por Richard Noone, que assinala que o alinhamento planetário deste ano provocará tal atraçao gravitacional que o eixo da Terra se desequilibrará pelo peso do gelo acumulado no pólo sul, causando inundaçoes e tremores de terra.

O site na internet do Survival Center, órgao consagrado ao fim do mundo, lembra que o alinhamento pode provocar ``alguns tremores de terra, deslizamentos maiores de terra, um deslocamento de bancos de gelo polares, uma subida do nível das águas de 30 a 100 metros, ou inclusive maremotos, ventos de 800 a 3.200 km/h, ou tremores suscetíveis de alcançar 13 graus na escala de Richter'.

Na realidade, afirma Richard Talcott, especialista da revista Astronomy, ``a gravidade combinada desses cinco planetas exercerá uma força 0,00003 vezes superior à do Sol (...), isto é, menos que o efeito que exerce um Boeing 747 voando a nove quilômetros de altura!'.

Por sua vez Patrick So, astrônomo do Observatório Griffith, de Los Angeles, lembra que o último alinhamento desse tipo ocorreu a 4 de fevereiro de 1962, com um eclipse total: ``Nao aconteceu nada enquanto alguns previram catástrofes cósmicas'.

O fenômeno também despertou a imaginaçao dos amantes dos ovnis, que estao convencidos de que o Grande Alinhamento criará um ``tornado sideral' tao potente que permitirá aos extraterrestres nos fazerem uma visita.

Precisamente centenas deles passarao a noite desta quinta-feira sob as estrelas, no deserto de Nevada, para receber lá os eventuais discos voadores.

A reuniao está prevista no famoso motel-restaurante Little A'Le'Inn, em Alamo (Nevada), 200 km ao noroeste de Las Vegas, na célebre Estrada dos Extraterrestres (Highway 375).

Os estúdios cinematográficos Dreamworks vao aproveitar o evento para exibir num telao seu último filme de ficçao-científica Galaxy Quest, antes de inaugurar o primeiro farol extraterrestre do mundo, dotado de um projetor de 7. 000 watts. ``Trata-se de um disco voador de quatro metros de altura por três de largura que projetará no espaço um poderoso raio luminoso para guiar e dar boas-vindas aos visitantes intergaláticos', precisou um porta-voz da Dreamworks, Cheryl Glenn.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;