Internacional Titulo
ONU quer ajudar nas negociaçoes do aviao indiano seqüestrado
Do Diário do Grande ABC
25/12/1999 | 18:50
Compartilhar notícia


A ONU está disposta a tentar solucionar o seqüestro do aviao Airbus da companhia Indian Airlines iniciado nesta sexta-feira. O porta-voz da organizaçao disse, no entanto, que as Naçoes Unidas ainda nao receberam qualquer pedido oficial dos talibas. ``Estamos prontos para ajudar', disse.

Os seqüestradores desviaram o Airbus da Indian Airlines e exigem que a India liberte um líder religioso islâmico.

O ministro Qudratula Jamal disse que o nome do religioso é Maulana Masud Azhar, mas ainda se desconhece se é nativo da regiao da Cachemira.

Os criminosos ainda ameaçam explodir a aeronave com os 161 passageiros que permanecem em seu poder há mais de 30 horas.

No início da noite, os seqüestradores afirmaram que nao darao início às negociaçoes enquanto sua exigência nao for cumprida.

Há informaçoes de que os seqüestradores tenham em seu poder facas, rifles e uma granada.

O aviao permanece no aeroporto de Kandahar, no Sul do Afeganistao, na quarta etapa de sua viagem, iniciada sexta-feira.

Um passageiro de 25 anos que voltava da lua de mel com sua noiva foi morto a punhaladas dentro do aviao. Acredita-se que outros três passageiros também estejam mortos.

O porta-voz da ONU disse que o coordenador humanitário das Naçoes Unidas no Afeganistao, Eric de Mull, ``segue de perto a situaçao'.

Os seqüestradores já libertaram 27 passageiros que partiram para Nova Délhi segundo um funcionário do aeroporto de Dubai, nos Emirados Arabes. A maioria eram mulheres e crianças.

O aviao da Indian Airlines foi seqüestrado quando voava do Nepal para a India. O primeiro pouso aconteceu na cidade de Amristar, para um rápido reabastecimento, segundo um porta-voz da companhia aérea, mas levantou vôo novamente rumo a Cabul, capital do Afeganistao. Durante a rota, um novo desvio foi realizado e neste sábado o aviao pousou no Sul do Afeganistao.

Os terroristas pretendiam aterrissar no Paquistao, mas nao conseguiram permissao para pouso do governo do país.

O aviao transportava 175 passageiros e uma tripulaçao de 11 pessoas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;