Economia Titulo
EUA: CPI permanece inalterado; núcleo tem alta de 0,1%
Do Diário do Grande ABC
16/06/1999 | 11:32
Compartilhar notícia


O índice de preços ao consumidor norte-americano (CPI) ficou inalterado em maio, por causa de uma queda nos preços de energia, segundo dados divulgados nesta quarta-feira pelo Departamento do Trabalho dos EUA. O indicador ficou abaixo da alta de 0,2% da previsao média de 17 economistas ouvidos em pesquisa Dow Jones/CNBC. Em abril, o CPI havia subido 0,7% e seu núcleo 0,4%.

Segundo o Departamento do Trabalho, os números surpreenderam e sugerem que agora o Fed estará menos inclinado a elevar taxas de juro ou fazer um reajuste pequeno, nos próximos meses.

"Os números indicam que as pressoes inflacionárias na economia dos EUA permanecem poucas, apesar do rápido crescimento econômico e demanda doméstica saudável", afirmou um analista consultado pela Dow Jones.

Os preços de energia, que haviam puxado a alta do CPI de abril, subindo 6,1%, desta vez recuaram 1,3%, maior recuo desde fevereiro de 1998. Os preços da gasolina caíram 2,7%, comparado com o avanço de 15% em abril. Porém, mesmo descontados os componentes de variaçao sazonal, o CPI de maio apontou inflaçao sob controle, dizem os analistas. O núcleo do índice, que exclui os componentes voláteis de energia e alimentaçao, subiu 0,1%, também abaixo da previsao de alta de 0,2%.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;