Nacional Titulo
Rebelião em Cuiabá termina com seis mortos
Do Diário OnLine
15/04/2001 | 19:59
Compartilhar notícia


Após quase 70 horas, terminou, na manhã deste domingo, a rebelião de 368 detentos do Presídio do Carumbé, em Cuiabá (MT), com um saldo de pelo menos seis presos mortos. Todas as 139 pessoas que eram mantidas como reféns desde a tarde de quinta-feira — incialmente eram 163 — foram libertadas. Elas foram submetidas a exames médicos e ninguém ficou ferido.

Os mortos foram os líderes do movimento e, entre eles, está José Carlos Nascimento, o JC, que faria parte do Primeiro Comando da Capital — facção criminosa que comandou rebeliões simultâneas em 29 presídios de São Paulo. Logo após o fim da rebelião, por volta de 9h, informações extra-oficiais davam conta de que o número de vítimas poderia chegar a 15, mas a Secretaria de Segurança do Estado de Mato Grosso confirmou seis mortes.

Em nota oficial, a Secretaria informa que os detentos mortos foram vítimas da "cobrança", uma das leis impostas entre os próprios presos que cobra com a morte danos causados a familiares durante visita. JC foi decapitado, e seu corpo foi deixado na porta do presídio durante a madrugada, assim como os dos outros cinco mortos: Jeferson Ricardo Alves, Juliano Albuquerque da Silva Valdenilson Soares Botelho, Charles Augusto Oliveira e Daniel Sebastião Lemos.

De acordo com a polícia, o suposto líder do PCC queria aparecer no programa Domingo Legal, no SBT, para divulgar as reivindicações dos rebelados, o que causou revolta entre os demais presos. O criminoso havia sido transferido de Curitiba (PR) para Cuiabá havia oito meses. Ele fazia parte do grupo que seqüestrou o músico Wellington Camargo, irmão dos integrantes da dupla sertaneja Zezé di Camargo e Luciano, em 1998.

Entre as reivindicações dos detentos estava a saída do diretor do presídio, acusado de maus-tratos, e a transferência dos líderes do movimento para outras unidades prisionais. O presídio de Carumbé tem capacidade para abrigar 180 internos, mas, antes do motim, possuía 380.

A rebelião começou por volta de 14h de quinta-feira, durante o horário de visitas. Entre os reféns estavam crianças, mulheres grávidas, idosos e agentes carcerários. Uma das estratégias adotadas pela Polícia Militar para render os amotinados foi o corte do fornecimento de luz, água e alimentos.

Na Sexta-Feira Santa, os presos atearam fogo em colchões e fizeram um churrasco em protesto contra a suspensão de energia elétrica. No sábado, a água chegou a ser liberada e a energia restabelecida, numa tentativa de fazer com que os detentos desistissem do movimento. Além disso, a polícia havia se comprometido a retirar do presídio dos líderes do movimento, exigência para o fim da rebelião. Mesmo assim, os detentos prosseguiram com o motim.

Nos últimos 14 meses, a disputa entre facções em Mato Grosso já causou a morte de 38 presos.

Reféns - No início do motim, 163 pessoas (107 mulheres, sete homens, 45 crianças e os quatro carcereiros) foram tomadas como reféns pelos presos. Dezesseis foram libertadas logo na quinta-feira. As demais foram soltas após as negociações na manhã deste domingo.

Segundo a Secretaria de Segurança do Mato Grosso, todos os reféns passaram por uma triagem médica.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;