Internacional Titulo
Iêmen pede a aplicação do tratado árabe de defesa comum
Da AFP
05/04/2003 | 18:40
Compartilhar notícia


O ministro das Relações Exteriores do Iêmen, Abou Bakr Abdallah Al-Kourbi, pediu neste sábado para os países árabes reativarem o tratado árabe de defesa comum, assinado em 1950 pelos países membros da Liga Árabe, e condenou a "inércia" diante da guerra contra o Iraque.

Numa declaração publicada no site do Congresso popular geral (CPG, no poder), Al-Kourbi afirmou "a necessidade de redefinir o papel da Liga Árabe para reativar todos os acordos em comum, inclusive o tratado de defesa comum".

O tratado árabe de defesa comum e de cooperação econômica considera toda agressão contra um país membro da Liga como uma agressão contra todos os países árabes e prevê uma ajuda imediata de todos os países membros. Esse tratado nunca foi aplicado.

M. Kourbi também criticou "a ausência de ação ou de uma posição árabe unificada até o momento e o fato de os países árabes da região se contentarem em esperar o desenrolar da guerra no Iraque".

O presidente iemenita, Ali Abdallah Saleh, não escondeu sua oposição à guerra no Iraque e à política dos Estados Unidos para o Oriente Médio, país que, no entanto, é um aliado do Iêmen na luta contra o terrorismo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;