Turismo Titulo
O lado escondido da Chapada Diamantina
Christiano Carvalho
Do Diário do Grande ABC
23/10/2002 | 17:28
Compartilhar notícia


Cachoeiras secretas, trilhas quase intocadas, enfim, recônditos muito bem guardados pela natureza fazem da região sul do Parque Nacional da Chapada Diamantina, na Bahia, um lugar de beleza selvagem singular. A Cachoeira dos Cristais, em Mucugê, e a Rampa do Caim, em Igatu, são duas preciosidades ainda livres do grande fluxo de turistas, seja pelo ineditismo, seja pelo difícil acesso.

A caminhada até a Cachoeira dos Cristais leva três horas. À medida que a manhã avança e o sol se torna mais forte, a neblina dá lugar a uma imensidão verde rica em bromélias, begônias, orquídeas e canelas-de-ema. Num primeiro momento, parece pouco provável que em meio àqueles chapadões cobertos de uma vegetação predominante de campos rupestres haja água, e em abundância. Depois de um longo trecho irregular e de uma descida íngreme surge o rio Paraguaçu, um dos mais extensos da Bahia, que vence pedras e se embrenha na mata.

A partir daí, a maior parte do caminho segue o curso do rio. Antes do destino final, é feita uma escala em outra cachoeira, das Três Barras, também pouco conhecida. Mais uma subida – das muitas enfrentadas – e meia hora pelo fundo de um imponente cânion e lá está ela, a Cachoeira dos Cristais, descoberta oficialmente em março último por um guia de Andaraí, cidade a 48 km de Mucugê. Foi assim batizada em alusão às pedrinhas transparentes encravadas nas escarpas da rocha por onde passa a queda d’água de cerca de 100 m. Para o guia, elas pareciam cristais. Até o início de setembro não mais que 500 pessoas tiveram o privilégio de se banhar em suas águas cristalinas, que no poço formado pela cachoeira adquirem coloração escura, semelhante a ferrugem, provocada principalmente pelo tanino, pigmento desprendido pelas plantas. O fenômeno acontece na maioria das cachoeiras da chapada.

Toda a parte sul da chapada, inclusive aquela situada fora dos limites do Parque Nacional, está repleta de paisagens pouco exploradas pelo turismo ou tocadas pelo homem há pouco tempo. A região abrange, além de Igatu e Mucugê, cidades como Itaetê – onde estão os poços Azul e Encantado – e Ibicoara – que abriga a recém-descoberta Cachoeira do Buracão. Acredita-se que, em alguns locais, nem garimpeiros, na época áurea do diamante e do ouro na região, já estiveram.

Até alguns meses atrás a vista do majestoso Vale do Pati e do cânion do rio Paraguaçu permanecia imune aos olhos humanos. Essa paisagem agora pode ser observada a partir da Rampa do Caim, maravilhoso local alcançado depois de duas horas por uma árdua e bela trilha a partir de Igatu. Para quem quer se aventurar por rincões como esse é imprescindível contratar um guia, cujas diárias variam de R$ 25 a R$ 40 por grupo, de acordo com o passeio.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;