Internacional Titulo
Primeiro navio de ajuda humanitária chega ao Iraque
Do Diário OnLine
28/03/2003 | 16:39
Compartilhar notícia


O primeiro navio britânico carregando com ajuda humanitária para os iraquianos chegou nesta sexta-feira no porto de Umm Qasr, no sul do país. O Sir Galahad leva aos civis do Iraque aproximadamente 200 toneladas de alimentos, remédios, cobertores e água potável.

A distribuição dos mantimentos provocou um verdadeiro caos na cidade de Safwan, cera de 30 quilômetros ao norte da fronteira com o Kuwait. Centenas de iraquianos deixaram suas casas correndo e se jogaram sobre os caminhões do Crescente Vermelho do Kuwait.

O general britânico Albert Whitley declarou que as forças da coalizão, que controlam Umm Qasr desde terça-feira, distribuirão o carregamento. "Num primeiro momento, os militares vão realizar o trabalho, mas esperamos que as Nações Unidas, o Programa Mundial de Alimentos (PMA) e a UNICEF assumam a tarefa", precisou Whitley.

Oficiais britânicos informaram que pretendem distribuir uma parte da carga no sábado em Umm Qasr, enquanto o restante deve ser transportado para outras cidades do sul do Iraque.

A chegada da embarcação foi atrasada devido a minas aquáticas colocadas em locais estratégicos pelas forças iraquianas. Além disso, o total controle do porto de Umm Qasr pelos aliados demorou mais tempo para ser atingido do que o esperado.

Segundo o porta-voz da Defesa britânica no Qatar, capitão Al Lockwood, os aliados fizeram varreduras em busca de minas entre a cidade de Umm Qasr e o Golfo Pérsico, trajeto feito pelo navio, que navegou protegido por um helicóptero.

Um grupo da Polícia Militar norte-americana e tanques da unidade de Duke of Wellington do Exército britânico vigiou a distribuição da ajuda.

Com Agências




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;