Internacional Titulo
Raúl Cubas se entrega à Justiça no Paraguai
Do Diário OnLine
22/02/2002 | 15:15
Compartilhar notícia


O ex-presidente do Paraguai Raúl Cubas Grau entregou-se à Justiça nesta quinta-feira, após retornar ao país. Ele havia fugido para o Brasil em 1999, após ter renunciado ao cargo.

Cubas cruzou a fronteira na cidade de Foz do Iguaçu em um táxi, por volta das 20h15 desta quinta e, na manhã desta sexta, ele apresentou-se ao Palácio de Justiça em Assunção, capital paraguaia.

Ele seguiu para a 1ª Divisão de Infantaria, onde aguarda a decisão da Justiça sobre seu futuro. Somente advogado e parentes poderão visitá-lo. O primeiro julgamento do ex-presidendente está marcado para a manhã de segunda-feira.

Cubas Grau é acusado do assassinato do seu vice-presidente, Luis Argaña, em 23 de março de 1999, e da morte de sete manifestantes contrários ao seu governo. Seu padrinho político, o general golpista Lino Oviedo, refugiado no Brasil, também enfrenta as mesmas acusações.

Cubas Grau assumiu o governo em agosto de 1998 e foi destituído por parlamentares em 28 de março do ano seguinte, pouco depois da morte do vice-presidente. Em seu lugar, assumiu o senador Luis González Macchi, cujo mandato como chefe de Estado se encerrará em agosto de 2003.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;