Turismo Titulo
A 170 km do Rio, Penedo
Da AJB
30/06/2004 | 22:33
Compartilhar notícia


A arquitetura tem inspiração finlandesa. Os 600 m de altitude asseguram um friozinho delicioso no inverno e temperaturas amenas no verão. Ao redor, a natureza bruta da Serra da Mantiqueira. Na maioria dos quartos das boas pousadas há lareiras. E o hábito da sauna finlandesa, semi-úmida, introduzida no Brasil pelos colonos escandinavos, é igualmente onipresente nas hospedagens. A farta fabricação de fantásticos chocolates atiça o paladar. Sentido também agraciado com variadas opções gastronômicas: inclusive um dos melhores restaurantes alemães do país, o Zur Sonne, na bucólica Serrinha do Alambari.

A cerca de 170 km do Rio, Penedo, distrito de Itatiaia, torna-se ainda mais aprazível e atraente durante o Festival de Inverno, que começou em junho e se estende até 1º de agosto. Na programação que acontece na Pequena Finlândia (conjunto de lojas que reproduzem uma pequena vila do país nórdico), há música, gastronomia, dança e artes plásticas.

A partir desta semana, artistas plásticos da região batem ponto na Pequena Finlândia (onde, aliás, encontra-se a Casa do Papai Noel, visita obrigatória aos que estão em companhia de crianças), promovendo workshops de pintura, tear, madeira entalhada e tapeçaria (tradição que chegou com os imigrantes finlandeses em 1929; destaque para as peças em ponto-cruz), entre outras habilidades manuais. Todos os sábados, às 17h, haverá o Encontro de Corais, sempre entre quatro grupos. Em seguida, acontecem apresentações de dança do Penedon Pippurit, um grupo de danças folclóricas do Clube Finlandês local em que todos os sábados acontece o Baile Finlandês, com música tradicional do país, mas que também abre espaço para tango, rock e outros ritmos.

No festival, também aos sábados, barraquinhas de tentações gastronômicas finlandesas se instalam na Pequena Finlândia. No dia 10, no mesmo local, acontecerá o Festival do Chocolate. Uma trufa gigante (com 50 kg!) será distribuída ao som de músicas e danças tradicionais.

Outro representante da colônia nórdica é o Museu Finlandês da Dona Eva. Mais de mil peças trazidas pelos colonizadores (entre indumentárias, fotos e peças de artesanato) estão em exposição no espaço.

A eloqüência natural da região responsável pela escolha de Penedo como sede da colônia finlandesa no Brasil constrói cenário perfeito para a prática do ecoturismo. Um dos programas: uma caminhada leve, de cerca de 20 minutos, que leva ao Pico do Penedinho. A autorização para o ingresso na trilha deve ser retirada na Casa do Chocolate (avenida Casa das Pedras, 10). Do alto do mirante, a vista alcança a parede verde da Serra da Mantiqueira, a cidade de Penedo e, ao longo, a Via Dutra e Resende. Lindo!

Escorrendo serra abaixo, o Rio das Pedras produz uma série de quedas d’água de fácil acesso nas redondezas. A mais bela, a Cachoeira de Deus, com 15 m, é alcançada por trilha de 10 minutos. Há ainda as Três Cachoeiras, o Poção e as Três Bacias. Passeios a cavalo acontecem também nas noites enluaradas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;