Diarinho Titulo
Desligue a TV e divirta-se
Juliana Ravelli
Do Diário do Grande ABC
06/12/2009 | 07:09
Compartilhar notícia
Marina Brandão/DGABC


Acorda cedo e vai para a escola. Uma paradinha rápida para o almoço. Mais atividades à tarde. O pai e a mãe estão trabalhando. Depois do corre-corre, todos voltam cansados e, no fim do dia, ninguém tem pique nem para conversar.

Alguma semelhança com sua vida? A rotina da galera da escola Saber, de Santo André, estava assim, sem tempo para a família. Mas um trabalho escolar mudou tudo. A partir de propostas semanais, os alunos e os pais tiveram a missão de passar mais tempo juntos.

As tarefas exigiram empenho de todos. "Minha mãe e meu pai trabalham o dia inteiro. À noite, ela queria limpar a casa e ele, descansar. Ficava sozinha vendo TV. Agora, os dois brincam comigo", conta Gabriely Vasconcelos, 9 anos.

O dia a dia na casa de Isabela de Lima, 9, também mudou. "Quando a gente come junto dá pra conversar mais", explica. A amiga Nathália Inzonha nem briga mais sem motivo com a irmã. "Estamos mais amigas."

Existem cerca de 60 milhões de famílias no Brasil. Não importa o tamanho, todas podem comemorar o Dia Nacional da Família na terça (8), data criada em 1963. "A família foi feita para ficar unida e se amar", acredita Iago Orantes Silva, 9.

Passe mais tempo com a família

- Aproveite todo tempo livre para conversar e se divertir com seus pais e avós. No entanto, entenda os limites deles; há dias em que estarão muito cansados e pouco dispostos a brincar.

- Procure não fazer as refeições na frente da TV. Ao comer na mesa com a família, você pode contar como foi seu dia, além de se alimentar melhor. Nenhuma tecnologia (celular e internet) substitui o convívio com as pessoas.

- Planeje com sua família atividades para ficarem mais tempo juntos. Vale até programar um dia da semana, por exemplo, para uma sessão de cinema com direito a pipoca. Dá para fazer também a noite dos jogos de tabuleiro, da contação de histórias, da culinária.

- Aproveite o fim de semana para passear com a família. Não é necessário gastar dinheiro. No Grande ABC, há vários parques e programação cultural gratuita.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;