Economia Titulo
Fitch rebaixa rating de bancos e seguradoras brasileiras
Do Diário OnLine
23/10/2002 | 20:36
Compartilhar notícia


A agência classificadora de risco Fitch rebaixou nesta quarta-feira os ratings de longo prazo em moeda estrangeira e em moeda local, além do rating individual, de diversos bancos e seguradoras brasileiras. A decisão foi justificada pela crise de confiança que o país vem enfrentando nos mercados doméstico e estrangeiro, que provocou "a forte desvalorização do real e uma escalada nas já altas taxas locais de juros".

A Fitch ainda cita as medidas implementadas recentemente pelo Banco Central para conter a alta da moeda americana, como o aumento dos compulsórios sobre depósitos. "Tais ações limitam alternativas para os bancos diversificarem seus ativos e/ou proteger seu capital da desvalorização do real", diz a nota divulgada pela agência.

As instituições com ratings internacional e nacional que foram rebaixadas são: Bradesco Seguros, Banco do Brasil e Bancos Alfa de Investimento, Bilbao Vizcaya Argentaria Brasil, Bradesco, Brascan, Fibra, Itaú, Safra, Santos, Sul América, Votorantim, BCN e Unibanco.

Já as instituições com ratings nacionais atingidas são: BNDES, Caixa Econômica Federal (CEF), Banco Mercantil de São Paulo, BankBoston, Bradesco Leasing, Mercantil do Brasil Leasing, BMG Leasing Arrendamento Mercantil, Fináustria Leasing e Bancos Dibens, BBA Creditanstalt, Nossa Caixa, Sudameris Brasil, BicBanco, Rural, Mercantil do Brasil, BMC, Pine e Zogbi.

O rating tem como objetivo classificar o risco de um país ou de uma empresa não conseguir cumprir suas obrigações financeiras. Na segunda-feira, a avaliação do Brasil de longo prazo em moeda nacional e estrangeira também foi reduzida pela Fitch de "B+" para "B", com perspectiva negativa.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;