Nacional Titulo
MP dá entrada a ação cautelar contra usina Carioba 2
Do Diário OnLine
01/08/2001 | 18:08
Compartilhar notícia


O promotor do Meio Ambiente de Americana (SP), Oriel da Rocha Queiroz, de entrada em Ação Cautelar de Produção Antecipada de Provas, nesta terça-feira, contra o consórcio InterGen/Companhia Paulista de Força e Luz/Shell, responsável pela construção termoelétrica Carioba 2 na cidade. Ele alega que a quantidade de óxido de nitrogênio que a usina lançará no ar, assim que instalada, está acima dos padrões aceitáveis.

Queiroz afirma que várias irregularidades foram encontradas no Estudo e no Relatório de Impacto Ambiental (EIA-Rima) do projeto da usina. Segundo a ação, "os empreendedores apresentaram um parâmetro para as emissões de Nox (óxido de nitrogênio), mas utilizaram como base as emissões de apenas uma torre. Ocorre que a hidrelétrica tem quatro torres e isso ultrapassará, e muito, os padrões legais aceitáveis".

O promotor quer ainda que o consórcio apresente dados mais específicos sobre as emissões de óxido de enxofre, material particulado, monóxido de carbono, dióxido de carbono, gases não metanos e ozônio.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;