Política Titulo
Ibope: 'não' passa 'sim' em pesquisa sobre o referendo
Do Diário OnLine
14/10/2005 | 21:33
Compartilhar notícia


O número de eleitores contra o desarmamento no Brasil ultrapassou o percentual daqueles que são a favor. Segundo pesquisa Ibope divulgada nesta sexta-feira pelo Jornal Nacional, da Rede Globo, 49% dos entrevistados responderam ‘não’ à pergunta "O comércio de armas de fogo e munição deve ser proibido no Brasil?".

Os eleitores que disseram ‘sim’ somaram 45%. Como a margem de erro da pesquisa é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos, o resultado fica perto do empate técnico. Outros 6% dos entrevistados não souberam ou não opinaram.

Numa pesquisa do Ibope realizada em julho, 81% dos eleitores se mostraram favoráveis à proibição da venda e posse de armas de fogo e munição no país.

Governo – A pesquisa Ibope também mostrou que a aprovação ao governo Lula teve uma ligeira melhora de setembro para outubro, passando de 45% para 46%. O percentual de entrevistados que desaprova a atual gestão é de 46%, contra 49% na pesquisa anterior.

Os eleitores que consideram o governo ótimo ou bom somaram 30%, contra 29% em setembro. Os que acham regular passaram de 36% para 41%. E os que alegam ser ruim ou péssimo caíram de 32% para 28%.

A confiança em relação ao presidente Lula também apresentou melhora. O índice de confiança subiu de 44% para 46%, enquanto a desaprovação caiu de 51% para 49%.

Eleições – Nas simulações para um primeiro turno das eleições presidenciais, Lula lidera em relação a todos os candidatos apresentados. Porém, há um empate técnico entre ele o prefeito de São Paulo, José Serra (PSDB). Lula tem 31% e Serra, 30%. O ex-governador do Rio de Janeiro Anthony Garotinho (PMDB) aparece em terceiro, com 9%.

Para o segundo turno, Serra ganha de Lula de 44% contra 38%. Nos outros três cenários apresentados, Lula vence o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), com 43% contra 33%, Garotinho (44% a 29%), e o governador de Minas Gerais, o também tucano Aécio Neves (45% a 27%).

O Ibope ouviu 2.002 eleitores, em 143 municípios do país, entre os dias 11 e 13 deste mês.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;