Cultura & Lazer Titulo
Engenharia Mauá compete com Obelix na Aerodesign
Das Agências
19/09/2006 | 17:44
Compartilhar notícia


Um avião biplano batizado de Obelix é a aposta deste ano dos alunos da Escola de Engenharia Mauá, do Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia, de São Caetano, para a VIII Competição SAE Brasil de Aerodesign. A competição será realizada de 21 a 24 de setembro, no Centro Técnico Aeroespacial  de São José dos Campos, interior do Estado, e vai reunir 78 equipes de instituições de ensino superior do Brasil e do exterior. Treze estados e o Distrito Federal estarão representados, além de Venezuela e Portugal. No ano passado, 61 equipes participaram da competição.

A expectativa da equipe da Mauá é estar entre os 10 primeiros colocados, segundo o professor-coordenador Antônio Luiz Pacífico. "Nosso projeto evoluiu em relação ao ano passado, principalmente no aspecto de estabilidade e controle da aeronave, mas as principais mudanças ocorreram em função de alterações das regras da competição", explicou Pacífico, salientando que a aeronave do ano passado era um monoplano, com envergadura de 1,54 metros e que podia carregar até 12 kg. Já o biplano desenvolvido para 2006 tem envergadura de 1,82 metros e capacidade de carregar até 17 kg.

Segundo Pacífico, em relação ao ano passado, a principal mudança está ligada ao volume que a aeronave pode ocupar. Até 2005, a principal limitação estava ligada à envergadura da aeronave. "A partir deste ano, as aeronaves devem caber dentro de um prisma, que recebeu o nome de "hangar", cuja base é um losango de diagonais 2,4m e 2,8m e altura de 0,7m. Essa modificação permite que as equipes compareçam à competição, pela primeira vez, com aeronaves de envergaduras e composição geométrica distintas, fato incomum até o ano passado. As soluções de engenharia que foram adotadas pelas equipes este ano, sem dúvida, serão a grande atração da competição", afirmou o coordenador da equipe da Mauá.

Construído com materiais leves, como fibra de carbono e madeira balsa, o Obelix concorrerá na Classe Regular com outros 68 aviões. Nove equipes estão inscritas na Classe Aberta. As três melhores da competição - duas da Classe Regular e uma da Classe Aberta - ganham, como prêmio, o direito de representar o Brasil na SAE AeroDesign East Competition, que acontece em 2007 nos Estados Unidos. A aeronave da Mauá foi projetada por uma equipe de 14 estudantes da 3ª a 5ª séries de várias habilitações de engenharia, sob a coordenação do professor de Ciências Térmicas Antônio Pacífico.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;