Economia Titulo
Secretária de Desenvolvimento diz não à burocracia em Sto.André
Sueli Carvalho
Do Diário do Grande ABC
13/01/2001 | 20:08
Compartilhar notícia


  Implementar incubadoras e desburocratizar a abertura de pequenas e médias empresas são algumas das principais ações que a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho de Santo André, Nadia Somekh, pretende desenvolver durante o período em que estiver à frente da secretaria. Segundo ela, a reestruturação do processo produtivo, tanto no Grande ABC como em toda a região metropolitana, indica a necessidade de fomentar esse segmento. “Precisamos valorizar as pequenas e médias indústrias porque elas vão deter cada vez mais boa parte da produção das grandes empresas. Há uma descentralização da produção.”

Esses incentivos, como a secretária destacou, chegarão também ao setor terciário. “Vamos provar o quanto vale a pena investir em Santo André revitalizando o Centro da cidade e os centros comerciais periféricos”, afirmou. Para ela, o desenvolvimento urbano aumenta as chances de atrair investimentos para a cidade.

Aliás, Nadia ratificou a preocupação da secretaria em reverter o esvaziamento econômico ocorrido em Santo André nos últimos anos. Mais do que atrair novos investimentos, ela disse que irá se empenhar para manter as empresas na cidade. “O primeiro passo é fazer estudos para descobrir por que os investimentos saíram. Além da evasão natural por conta dos novos moldes da economia, existem outros motivos que precisamos conhecer”, explicou.

Incentivar a exportação por parte das pequenas empresas também está nas metas da secretária. “Queremos aproveitar todos os nichos de mercado que colaborem com o desenvolvimento do município”, destacou.

O direcionamento do plano de trabalho apresentado pela secretária já indicou, segundo ela, o motivo da alteração no nome da secretaria, que teve a palavra emprego substituída por trabalho. “As empresas aumentam a produção, mas acabam diminuindo os empregos. A tendência é a criação de pequenas empresas. O mercado abre espaço para empreendedores e, não necessariamente, cria empregos.”

Detectando essa necessidade, Nadia afirmou o interesse da secretaria em avaliar a capacidade empreendedora que habita o município. “Buscamos parcerias para formar novos empreendedores. Vamos capacitar empresários vinculando o desenvolvimento industrial e comercial. Apostamos que é possível construir um tecido produtivo saudável”, relatou. Para os empreendedores, a secretária destacou a continuidade dos créditos concedidos pelo Banco do Povo.

De acordo com as expectativas da secretária, o fomento ao desenvolvimento das empresas deverá ser aprimorado com a implementação da Lei de Incentivos Seletivos que, apesar de criada e aprovada em 1997, até então não entrou em vigor. “Não chega a ser uma renúncia fiscal. Trata-se de um conjunto de diretrizes que beneficia as empresas interessadas em trazer investimentos para Santo André.”

A vigência da lei, segundo Nadia, tem o objetivo de aumentar a arrecadação da cidade e a oferta de empregos, preservando ainda o meio ambiente. “Permitimos a instalação de indústrias sempre respeitando a qualidade dos mananciais”, destacou.

Também para atrair a atenção de novas empresas, Nadia afirmou o interesse em reunir informações que incentivem a chegada de investimentos. “Queremos oferecer aos empresários interessados em trazer recursos para a cidade informações como o potencial de consumo e a estrutura imobiliária.”

A preservação do patrimônio histórico em Paranapiacaba será focada pela secretária para alavancar o turismo na vila histórica. Para isso, ela disse que buscará parcerias com os municípios vizinhos, como Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, que já estão direcionando suas ações nesse sentido. “O ecoturismo é uma fonte de recursos e emprego que tem de ser explorada.”




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;