Política Titulo De praxe
Escola convoca alunos para profilaxia de meningite

Após morte de Arthur Araújo Lula da Silva, Vigilância Sanitária e colégio de São Bernardo acionam protocolo para 34 estudantes

Marcela Munhoz
Do Diário do Grande ABC
01/03/2019 | 22:13
Compartilhar notícia
Denis Maciel


Agravamento do quadro infeccioso de meningite meningocócica. De acordo com nota oficial divulgada pelo Hospital Bartira, em Santo André, essa teria sido a causa da morte de Arthur Araújo Lula da Silva, 7 anos, às 12h36, após pouco mais de cinco horas de internação. Em casos como esse, o Ministério da Saúde recomenda que se tome medidas em relação aos contactantes, ou seja, pessoas que tiveram contato íntimo com o paciente até 7 dias do início dos sintomas.

A meningite faz parte da Lista Nacional de Doenças de Notificação Compulsória e é de responsabilidade do serviço de saúde notificar todo caso suspeito às autoridades municipais, que deverão providenciar a investigação epidemiológica e avaliar a necessidade de adoção das medidas de controle pertinentes. Poucas horas depois do anúncio da morte de Arthur, às 17h, estudantes da manhã e da tarde (34 ao todo) do 2º ano A do Colégio Darwin Central School, de São Bernardo, onde a criança estudava no período integral, estavam no colégio.

De acordo com o comunicado (abaixo), para a realização “de profilaxia da meningite bacteriana”. Na nota enviada para os pais, a escola fez alerta para quem não estava mais na região por conta do período de Carnaval. “Caso a família se encontre em outra cidade, procurar com urgência a vigilância sanitária mais próxima”. No protocolo, devem se submeter à quimioprofilaxia contactantes domiciliares (residentes no mesmo domicílio) e crianças da mesma sala e período. É receitado um antibiótico bactericida, que deve ser tomado de 12 em 12 horas por dois dias.

O Diário procurou o Colégio Darwin que indicou Virgilio Tiezzi Neto, infectologista da Faculdade de Medicina do ABC e do Santo Helena, além de pai de dois alunos, para falar sobre a ação. “Quando o hospital comunica, a Vigilância faz o mapeamento dos contactantes e age no sentido da profilaxia. A escola convocou rapidamente todos os alunos”, comenta o profissional que, acredita ser meningite bacteriana apenas uma das suspeitas da morte de Arthur. “Outras doenças apresentam o mesmo quadro, mas, até que se prove o contrário, o protocolo é dar os antibióticos via oral.” Ele ressalta a importância de manter sempre a carteira de vacinação em dia. “Apesar de não ter 100% de cobertura para todos os tipos.”

O colégio divulgou mensagem de pesar em sua página no Facebook. “Não existem palavras para expressar nossos sentimentos. O Arthur é único e insubstituível, com certeza, deixou o mundo com muita saudade. Sentiremos falta de seu brilho e alegria. Oremos a Deus para que conforte o coração dos familiares e amigos. Muito respeitosamente prestamos condolências e oferecemos os mais sinceros pêsames.”




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;